quarta-feira, janeiro 19, 2022
Mais

    Transparência nas contas ainda é aquém do ideal

    12/02 – Jornal do Comercio / Blog Mauro Negruni
    transparenciafiscal
    Mesmo que vários clubes do Brasil possuam orçamentos superiores aos de muitas empresas e cidades, a transparência na prestação de contas ainda está em um nível aquém do ideal. De acordo com ranking elaborado pela Pluri Consultoria, apenas o Corinthians possui uma boa classificação nesse quesito. O levantamento, que analisa 34 times, leva em consideração mais de 30 critérios em relação à publicação das demonstrações financeiras e como essas informações são disponibilizadas ao público.
    Por mais que, de um modo geral, falte clareza nos dados fornecidos pelos clubes, é possível notar evolução em relação ao passado. “Aos poucos, o nível de transparência vem melhorando nos grandes clubes. Já nos clubes médios e pequenos, a gente ainda se depara com coisas grotescas, como balanços de cinco linhas”, exemplifica o diretor da Pluri, Fernando Ferreira. Com a Lei Pelé, desde meados dos anos 2000, os clubes passaram a ser obrigados a divulgar seus balanços até o último dia de abril de cada ano. No entanto, a legislação não especifica uma formatação padrão para as demonstrações.
    Uma das principais diferenças entre os balanços dos clubes e os de grandes empresas e companhias com capital aberto está na falta de notas explicativas. “As notas são importantes para o melhor entendimento da situação financeira”, aponta a vice-presidente de gestão do Conselho Regional de Contabilidade do Estado (CRCRS), Ana Tércia Lopes. A dirigente também lembra que, por vezes, os times escorregam em alguns conceitos, especialmente ao fazer o registro dos ativos intangíveis. Ana lembra que há casos de clubes que incluíram o valor de marca nesse quesito, algo incompatível com as normas contábeis vigentes.
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!