segunda-feira, outubro 18, 2021
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    Série SST no eSocial – Tópico 3️⃣

    Na prática, de que forma é possível fazer o envio destes eventos ao eSocial?

    Bom, tendo em mãos as informações relativas aos eventos de SST, a possibilidade dessas informações chegarem ao eSocial se dá de apenas duas formas:

    ▶️ Via portal do eSocial, onde o acesso é via certificado digital ou procuração e para alguns empregadores (MEI, Segurado Especial, Doméstico e MEs/EPPs optantes do simples com até 1 empregado) também é possível via código de acesso.
    ▶️ Via transmissão de eventos webservice, onde o envio é possível apenas via certificado digital ou procuração e é necessário ter um software que faça essa integração com o portal.

    Elenco algumas formas que estão se desenhando no mercado:

    🟢 Portal Web Simplificado ⏩ consiste em utilizar o módulo web simplificado do portal do eSocial para cadastramento manual das informações e em seguida a própria transmissão. Esse acesso pode ser feito através de permissões por outorga do certificado digital do empregador (procuração eletrônica).

    🟤 SESMT com sistema próprio ⏩ consiste em utilizar o sistema da empresa de SST para geração das informações e também para a própria transmissão dos eventos diretamente ao eSocial. Aqui o controle de geração, envio, processamento e retorno fica a cargo da própria área de segurança e medicina do trabalho.

    🔵 Módulo de SST do sistema da empresa ⏩ consiste em utilizar o módulo de SST do sistema que a empresa usa para transmitir os demais eventos ao eSocial, também para a transmissão (via webservice) dos eventos de SST. E aqui temos duas formas dessas informações chegarem ao sistema empresarial/contábil:
    🔸 cadastramento manual, caso a área de SST não ofereça nenhum tipo de integração, ou
    🔹 importação das informações via layout do eSocial ou outro layout definido entre as áreas da empresa e seus softwares.
    Nestes dois casos, após o cadastramento ou importação será feita a transmissão ao eSocial.

    Resumindo 👉 cada empregador precisa avaliar as opções disponíveis e encontrar a melhor forma de enviar essas informações, que, agora, são eletrônicas.

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    por Jení Carla Fritzke Schulter
    consultora em DP da SCI Sistemas Contábeis e articulista Portal Contabilidade na TV

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