quarta-feira, dezembro 8, 2021
Mais

    Semana ENEF discutiu temas relevantes sobre gestão financeira para pequenos negócios

    Sebrae planeja repetir a experiência no próximo ano. Melhoria do processo de gestão das pequenas empresas estará no topo da lista de temas prioritários

    A realização da 7ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), na última semana de novembro, com a participação do Sebrae, foi considerada um momento bastante oportuno para levar aos donos de pequenos negócios, orientações e esclarecimentos sobre a importância de uma gestão financeira qualificada, principalmente diante de crises. De acordo com o gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Márcio Augusto Montella, o evento, que neste ano, foi realizado de forma online, alcançou seu objetivo. “É sempre positivo quando temos a oportunidade de unir mais e mais pessoas em prol da discussão de assuntos importantes que fazem referência ao momento e que exige atenção dos pequenos negócios. Ao todo foram 122 iniciativas com a participação de 21 estados brasileiros”, destacou.

    Neste ano, por causa da pandemia, o tema do evento foi “Resiliência financeira: como atravessar a crise?”, com a abordagem de temas muitos específicos para o momento de pandemia. Segundo o gerente do Sebrae, também foi uma chance de orientar e esclarecer empresários sobre como enfrentar a crise, com o apoio das iniciativas desenvolvidas pela instituição. “Tivemos palestras sobre planejamento da saúde financeira da empresa, reação em termos de crise, gestão de finanças, contratação de crédito de forma mais consciente, que inclusive é um trabalho que o Sebrae vem desenvolvendo ao longo deste ano para capacitar os empresários”, contou.

    Os cinco painéis virtuais promovidos pelos Sebrae, ao longo da Semana ENEF, contaram com a participação de especialistas para discutir o mercado de crédito para os pequenos negócios, incluindo iniciativas com as Sociedades Garantidoras; esclarecer o uso do novo meio de pagamento instantâneo Pix, além de apresentar as oportunidades do mercado de investimentos para as startups. A importância da educação financeira empreendedora cooperativista para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente do ponto de vista das finanças também foi tema de uma das lives.

    Para o próximo ano, Montella explica que o Sebrae deverá continuar promovendo iniciativas que capacitem os donos de pequenos negócios, sobretudo em relação à gestão financeira. “Vamos continuar trabalhando neste processo de gestão financeira, nunca de forma isolada, mas sempre olhando o mercado e avaliando quais são as melhores alternativas para cada empreendedor. Às vezes o que é bom para um, não é o ideal para o outro, então temos que trabalhar com todas as alternativas”, explicou.

    Todos os painéis virtuais apresentados pelo Sebrae durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira estão disponíveis no canal do Youtube. Para assistir, clique aqui.

    Por Agência Sebrae de Notícias

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!