terça-feira, janeiro 18, 2022
Mais

    SEFAZ/SC: Taxas estaduais serão corrigidas para repor inflação

    02/10 – Sefaz SC / Sped News / Blog Mauro Negruni
    A Assembleia Legislativa deverá apreciar essa semana um projeto de lei (PL) encaminhado pelo Governo do Estado que visa atualizar o valor monetário das taxas estaduais, conforme definido no Código Tributário Nacional. Algumas das taxas estaduais cobradas em Santa Catarina não têm correção do valor desde 2005, o que contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina que as previsões de receita observem a variação do índice de preços e do crescimento econômico. A não correção dos valores significa, pela LRF, que o Estado está abrindo mão de receita. Atualmente Santa Catarina arrecada por ano cerca de R$ 400 milhões em taxas, valor que deverá chegar a R$ 435 milhões após a correção monetária. Se aprovado o PL, os novos valores passam a vigorar em janeiro de 2014.
    A Secretaria da Fazenda esclarece que não haverá criação ou majoração de tributo: as taxas serão atualizadas somente pela inflação do período, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). As atualizações variam de 8,6% a 54%, dependendo da data em que houve a última atualização monetária. A atualização monetária das taxas deverá corrigir uma situação em que muitas vezes o Estado precisa tirar recursos dos impostos para cobrir serviços específicos. Entre os diversos serviços pelos quais o contribuinte paga taxas, estão a emissão da Carteira Nacional de Habilitação, o licenciamento de veículos e os pedidos de reforço policial para eventos particulares, por exemplo.
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!