sexta-feira, setembro 17, 2021
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    Sebrae age para reduzir impacto do Coronavírus nos pequenos negócios

    Instituição criou um grupo de trabalho e iniciou atuação junto às instituições setoriais e no atendimento direto aos empresários

    Diante do cenário de avanço do Coronavírus no Brasil, o Sebrae informa que está empenhado para reduzir os efeitos da pandemia (Covid 19) nas micro e pequenas empresas (MPE), que respondem por 99% dos negócios brasileiros e que mais geram emprego no Brasil (em 2019, as MPE responderam por mais de 730 mil vagas de trabalho). Neste sentido, visando acelerar o enfrentamento do problema e possibilitar mais rapidamente a retomada da agenda de desenvolvimento da economia, o Sebrae criou um grupo de trabalho e iniciou atuação junto às instituições setoriais e no atendimento direto aos empresários.

    “A marca da micro e pequena empresa é a resiliência. Apesar de todas as crises recentes, os pequenos negócios geraram 12 milhões postos de trabalho nos últimos anos, respondendo por todo o saldo positivo de empregos no país. Verificamos não apenas o aumento da quantidade de empresas, que hoje totalizam 16 milhões de negócios, mas também do número de empregos, da massa salarial – que cresceu mais do que os salários pagos nas médias e grandes empresas, resultando em ampliação da produtividade e participação no PIB”, analisa o presidente do Sebrae, Carlos Melles. “Pânico é o medo associado à desinformação. Estamos confiantes que, com a orientação e apoio adequados, os empreendedores de MPE superarão mais este desafio”.

    Pilares de atuação:

    1) Orientação para a Rede de Atendimento Sebrae:
    Estratégia: nivelar informações para adoção de medidas preventivas nos quase dois mil pontos de atendimento físico espalhados pelo país, priorizando o relacionamento com o cliente a distância e revendo o calendário de eventos presenciais e coletivos.

    2) Orientação e apoio aos pequenos negócios:
    Estratégia: apoiar os setores mais impactados pela doença, informar empresários e funcionários sobre medidas de prevenção e oferecer orientação gerencial e financeira diante do prejuízo provocado pelo Coronavírus, atuando em parceria com instituições que representam os segmentos afetados.

    3) Articulação de políticas públicas e equacionamento do fluxo de caixa:
    Estratégia: negociar ações para promover junto aos entes públicos e privados:
    – prorrogação do prazo para pagamento de tributos
    – liberação de linhas de crédito em condições especiais
    – renegociação e alongamento de dívidas
    – desoneração tributária
    – ampliação da garantia de operações de crédito
    – ampliação das possibilidades negociais da jornada de trabalho, por meio de home office, férias coletivas e banco de horas
    – fortalecimento do Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe)

    Setores mais impactados:

    Pequenos negócios em processo de internacionalização

    Desabastecimento de setores intensivos em importação:

    Eletrônicos
    Têxteis
    Peças automotivas

    Pequenos Negócios intensivos em atendimento ao público:

    Turismo
    Alimentação fora do lar
    Feiras livres
    Varejo tradicional
    Serviços porta a porta
    Economia criativa (shows, teatro, eventos esportivos e eventos em geral)
    Serviços médicos e veterinários
    Serviços de beleza, cuidados pessoais e estética
    Serviços educacionais
    Negócios situados em ruas de comércio, shoppings ou locais de grande circulação
    Logística (incluindo e-commerce)
    Serviços de delivery e transporte (coletivos e individuais)

    Por Agência Sebrae de Notícias

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