sábado, outubro 16, 2021
Mais

    SCI esclarece: integração do layout do BEM Dataprev

    No dia 14/04/2020 a SCI Sistemas Contábeis, por intermédio do CFC liderou uma reunião com a Dataprev que é o órgão responsável por promover a integração do layout do BEM (Benefício Emergencial Mensal).
    Diante de tantas dúvidas e problemas, nesse vídeo nossa consultora Jení Carla Fritzke Schulter explica os pontos abordados e esclarece como está funcionando o processamento por parte do Governo e dá outras respostas que estão causando muitas dúvidas no meio contábil, mais precisamente no departamento pessoal.
    Principais pontos abordados:
    – Prazo de 10 dias que não foi cumprido;
    – Status de processamento do arquivo importado;
    – Informação da conta bancária;
    – Forma de cálculo e pagamento do benefício;
    – Exclusão e retificação do arquivo importado.

    Assista ao vídeo:

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    1. Bom dia!

      No meu caso mandei o arquivo B.E.M, das filiais pelo certificado da matriz, qndo vou consultar arquivos importados, só aparece os arquivo da matriz, não consta nada das filiais.

      • Olá Taiana!
        Hoje a consulta só aparece pro CNPJ do próprio certificado. O Governo vai providenciar outra solução pra esses casos de filiais e certificado de procuração.
        Att.
        Jení Schulter – articulista do Portal Contabilidade na TV

    2. Bom dia!
      Enviei os Arquivos da MATRIZ e da FILIAL, mesmo utilizando o CERTIFICADO DA EMPRESA, na consulta pelo CPF só aparece as informações dos empregados da MATRIZ, quando consulto o CPF de um funcionário da FILIAL aparece esse informação: Nenhum Benefício / Emergencial encontrado!
      Devo tentar uma solução de contorno? ou devo aguardar uma posição do governo?

    3. Boa tarde.Enviei dia 06/04 os suspensões e reduções via Empregador Web, mas dia 14 a empresa resolveu voltar as atividades e cancelar as suspensões. Foi dito no vídeo que o governo iria criar a ferramenta para Exclusão, mas até sexta-feira não estava disponível, e segunda já é dia 20, o dia de processamento das informações para futuros pagamentos.Poderia me auxiliar em como faço essas exclusões antes que processem essas informações com pagamentos indevidos.Obrigada.

      • Olá Juniara!
        Em nova reunião na sexta nos informaram que apenas na primeira semana de maio terá essa funcionalidade no Portal deles.
        Att.
        Jení

    4. BOA TARDE
      MANDEI DENTRO O EMPREGADOR WEB AS EMPRESAS COM SUSPENSÃO E REDUÇÃO DE JORNADA DESDE O DIA 09/04/2020 E ATÉ HOJE DIA 20/04 CONSULTEI E CONSTA ARQUIVOS NÃO PROCESSADO.
      O QUE FAZER

      • Oi Amanda!
        Não tem como retificar.
        O governo irá se basear no valor que está na base de dados da RF.
        Att.
        Jení Schulter – articulista do Portal Contabilidade na TV

    5. Boa tarde,

      Quando o arquivo do B.E.M. enviado no empregadorweb é processado, mas para os funcionários que não foi informado dados bancários ou informou uma conta que o programa não reconhece como a conta Fácil da Caixa, na coluna ao lado do processado aparece erro. Como proceder nesta situação?

      • Olá Carine!
        Aguardar que a DataPrev reprocesse, pois os dados bancários não são obrigatórios.
        Att.
        Jení Schulter – articulista do Portal Contabilidade na TV

        • No portal do empregador web, apenas apresenta a informação que tem 1 erro, porém não informa o motivo do erro.

          E possível verificar o motivo do erro, no portal apresenta algum relatório analítico com esta informação?

          • Olá Carine!
            Não apresenta a descrição do erro pq na realidade não há erro. É só falha de processamento por parte do governo. É preciso aguardar que reprocessem.
            Att.
            Jení

    6. Boa tarde,

      Se a empresa resolver cancelar o acordo de suspensão dos colaboradores. Somente no mês de maio terá esta funcionalidade no Portal?
      Neste caso referente a competência abril, a empresa tem que manter com o acordo, correto?

      • Olá Carine!
        Se não manter e cancelar apenas em maio no Portal, o dinheiro terá que ser devolvido.
        Att.
        Jení Schulter – articulista do Portal Contabilidade na TV

    7. Bom dia,

      O funcionário foi cadastrado manualmente no Empregador web, mas até agora, não foi processado, corre o risco desse funcionário não receber esse pagamento? E se ele não receber, a empresa que vai pagá-lo?

      Att

      • Olá Jane!
        Não, é só aguardar o Governo processar. O pagamento será 30 dias após a data início da Suspensão ou Redução.
        Att
        Jení

    8. Bom dia, enviei um só arquivo com o numero total de funcionarios, porém quando consulto por cpf os funcionarios que não foi informado conta bancária aparece a mensagem “nenhum beneficio emergencial encontrado”
      como proceder? serão validados e pagos? é necessário fazer algo?

    9. Boa tarde. Enviei o arquivo cvs com 8 funcionarios. Porem cosnta processado a data do processamento e 8 erros. Como vou ficar sabendo se será necessario reenviar o arquivo? Esses erros são do sistema do empregador web??

      • Boooom diiiiia pessoal!

        📣📣📣📣📣📣📣📣📣

        Esclareço alguns pontos que trouxeram dúvidas na Portaria 10.486 de 22/04/2020:

        1. Aposentados só poderão ter seu contrato reduzido ou suspenso mediante Acordo Coletivo. Os mesmos não terão direito ao BEm.

        2. Empregadores Pessoas Físicas poderão importar o arquivo do BEm no EmpregadorWeb também, apenas Doméstico que não, pois não possui CEI.

        3. Admitidos a partir de 02/04/2020 não terão direito ao BEm em nenhum momento.

        4. O prazo para importar os acordos iniciados entre 01 e 23 de abril foi estendido até 04/05/2020, mas isso não quer dizer que irão receber no prazo estabelecido na MP 936 (30 dias após início do acordo), considerem que quem não cumpriu o prazo inicial de 10 dias, irá receber o período completo sim, mas receberá a partir do dia 12/05/2020.

        5. Ontem (29/04) vários arquivos foram reprocessados e aceitos. Alguns ainda constam como Rejeitados e outros como Processados com erros, mas esses ainda devem ser acertados até o final dessa semana. Não precisa reimportá-los. Continuem aguardando.

        Por hora é isso! 😁
        Tendo novidades eu volto!!! 😉

        Jení Carla Fritzke Schulter – Articulista do Portal Contabilidade na TV

    10. Boa tarde.Enviei o arquivo cvs com 29 trabalhadores no dia 17/04, com Acordo inicio 08/04. O arquivo está processado com 01 Processado mas aparece 28 erros. Como vou ficar sabendo se será necessário reenviar o arquivo? Esses erros são do sistema do empregador web?? Trabalhadores consultam e aparece a mensagem
      ” nenhum beneficio emergencial encontrado”. E quando faço a consulta – Listar todos – aparece somente dados de 01 trabalhador.
      Pela data do arquivo enviado já deveria ter sido liberado o pagamento certo?

      • Olá Karla!
        Sim, são erros de processamento por parte da Dataprev. Eles irão reprocessar esses arquivos nos próximos dias e então esses requerimentos serão acatados. Acompanhe essa consulta durante os próximos dias a fim de verificar de ficará ok.
        Att
        Jení Schulter – articulista do Portal Contabilidade na TV

    11. Boa tarde,
      Enviei os Arquivos do acordo de redução de jornada e salário da MATRIZ e da FILIAL dia 04.04, utilizando o Certificado digital da empresa ( matriz) , na consulta dos funcionários da FILIAL aparece esta informação na consulta pelo trabalhador na carteira digital : Nenhum Benefício / Emergencial encontrado, na consulta pelo empregador, arquivo processado ( sim) e notificação em 30.04 está como vinculo não encontrado / divergente.

      OBs: Todas as informações cadastrais estão corretas no arquivo do B.E.M e no eSocial.
      Matriz e Filial utiliza o mesmo certificado digital

      • Olá Carine!
        É necessário verificar se o vínculo foi informado no CNPJ correto (matriz ou filial), não quanto ao certificado utilizado e sim quanto ao CNPJ no cadastro do Benefício. Se houve equívoco nessa informação, então tem que retificar. De qualquer forma a Dataprev vai fazer um reprocessamento desses requerimentos de benefícios e considerar apenas o CNPJ Raiz, dessa forma peço que você acompanhe o status desses benefícios nos próximos dias pra que ver muda e se aparecerá as parcelas do BEm.
        Att
        Jení Schulter – articulista do Portal Contabilidade na TV

    12. BOM DIA
      ESTOU COM DIFICULDADES PARA RETIFICAR FUNCIONÁRIO QUE ENVIEI PARA O BEM E QUE ESTAVAM COM DADOS REFERENTE A DATA DE NASCIMENTO E PIS ERRADOS, COMO FAZER PARA RETIFICÁ-LOS

      • Olá Jaime!
        É necessário aguardar até depois do dia 22/maio, quando o Portal do Empregador Web irá liberar essa funcionalidade de retificar os dados dos requerimentos já processados.
        Att.
        Jení Fritzke – articulista do Portal Contabilidade na TV

    13. Olá, Karla.
      Encaminhei todas as informações para cadastro com redução de 50% no dia 02/05. No dia 19/05, as informações estavam todas processadas sem nenhum erro. Verificamos no dia 26/05 e as informações continuaram “ok”
      No dia 28/05, apareceu uma notificação, onde informa que Seu requerimento foi notificado porque o emprego informado no requerimento não pôde ser confirmado.
      Você poderá solicitar a revisão da notificação por meio de recurso administrativo.
      Como devo proceder para ajustar este problema, pois os colaboradores não receberam até o momento.

      • Olá Bianca!
        Cancela esse acordo e cadastra um novo com as mesmas datas, mas certifique-se que todos os dados cadastrais estejam corretos.

        Se ocorrer a mesma notificação, então tem que aguardar pra entrar com Recurso.
        Att.
        Jení

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!