segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    Reunião Americana da OIT: Ministério apresenta o Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho

    Ministro Caio Vieira de Mello destacou a importância do debate sobre as formas de enfrentar a expansão da automação e da inteligência artificial

    O ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, liderou a comitiva brasileira na 19ª Reunião Regional Americana da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada de 2 a 5 de outubro, na Cidade do Panamá. No encontro, os representantes de países das Américas e do Caribe formularam propostas sobre o futuro do trabalho, que será o tema da Conferência Internacional do Trabalho, em junho de 2019, ano do centenário de fundação da OIT.

    Durante a reunião, Caio Vieira de Mello participou de encontros bilaterais com os ministros do Trabalho do Panamá, Peru e Guatemala. Em 2018, o Brasil coordena o grupo dos países da América Latina e Caribe (Grulac) na OIT e, nessa condição, presidiu também, na pessoa do Chefe da Assessoria Internacional, Ney Canani, o Grupo de Governos da Reunião Regional Americana.

    “No atual contexto de crise econômico-financeira mundial e de desafios para o futuro do trabalho, fortalecer o diálogo social é objetivo de primordial importância. Temos na Reunião Regional da OIT uma oportunidade valiosa para reiterar nosso compromisso com o aprimoramento do diálogo social e a promoção do trabalho decente”, afirmou o ministro Caio Vieira de Mello.

    As principais posições dos países da região sobre o futuro do trabalho nas Américas e no Caribe foram consolidadas em um documento tripartite (governo, empregadores e empregados), que servirá de base para as posições da região na Conferência Internacional da OIT, em 2019.

    Em seu pronunciamento, o ministro destacou a realização das primeiras reuniões do Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho. “O grupo tem uma composição tripartite ampliada, justamente para pensar soluções para o futuro do trabalho que queremos. Enfrentamos agora o desafio de manter o trabalho humano relevante frente à expansão da automação e o avanço da inteligência artificial”.

    O comitê, criado em 18 de setembro, tem a missão de discutir e apresentar propostas para o futuro do trabalho diante do avanço da automação. Além das reuniões do grupo que compõe o comitê, serão realizadas audiências públicas em Florianópolis (16/10), São Paulo (25/10) e Recife (6/11), para abordar temas relacionados à Inteligência Artificial, Indústria 4.0 e Economia Compartilhada. A sociedade também está contribuindo por meio de uma consulta pública ([email protected]). O relatório com os estudos e proposições do grupo deve ser finalizado até o dia 23 de novembro.

    Por Indiara Oliveira / Ministério do Trabalho

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!