quarta-feira, janeiro 19, 2022
Mais

    Retomada da atividade e da confiança deve ser adiada para 2016

    23/06 – Patricia Büll / Brasil Econômico
    economia 3
    Três fatores — a aprovação fatiada do ajuste fiscal; a inflação que teima em permanecer acima do teto da meta; e o déficit crescente em conta corrente — devem dificultar uma retomada rápida das empresas, ou mesmo da confiança, ainda em 2015. Apesar de os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa pregarem um início de retomada a partir do último trimestre do ano como um mantra, isso pode demorar mais do que eles gostariam. 
    Economista da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flavio Castelo Branco lembra que a última ata do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) sinalizou que o ciclo de alta da taxa básica de juros, a Selic (atualmente em 13,75% ao ano) aparentemente teve o ciclo estendido. “A ata sinaliza que novas elevações deverão ocorrer em função de um quadro resistente da inflação. E, como a autoridade monetária tem dado bastante ênfase na busca do controle de inflação e seu retorno para o centro da meta, o ciclo deve ser bem mais intenso do que se projetava, e bastante longo. E, claro, isso trará implicações para a retomada da atividade”, diz Castelo Branco. A equação é simples, diz o economista: “O juro alto eleva o custo do crédito e afasta o empresários de novos investimentos, prejudicando o crescimento da economia”. 
    É sabido que os efeitos da retração no consumo provenientes da elevação da Selic aparecem entre três e seis meses após o início do ciclo de alta. Assim, não é de estranhar que, quanto mais tempo esse ciclo se estenda, maior o prazo para uma retomada da atividade econômica. “A própria adoção das medidas do ajuste fiscal está se estendendo e impedindo a construção de uma agenda positiva entre as empresas, item fundamental para uma retomada, ao menos da confiança, no curto prazo”, afirma Castelo Branco. 
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!