terça-feira, janeiro 18, 2022
Mais

    Regulamentação do profissional de TI divide sindicato e empresa

    02/08 – Henrique Julião / DCI-SP / Fenacon 

    1 320

    O segundo semestre pode ser decisivo para a resolução de uma das demandas mais antigas de uma parte do setor de TI: a regulamentação da profissão. Se, de um lado, entidades sindicais confiam no apoio do governo interino à pauta, empresas do setor ainda divergem sobre o impacto da medida sobre os negócios.
    Atualmente, a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) contabiliza 1,3 milhão de profissionais no mercado de tecnologia da informação, entre analistas de sistemas, programadores ou técnicos de manutenção. Deste total, aproximadamente um terço possui algum tipo de graduação específica na área, que se tornaria obrigatória para o exercício em caso de regulamentação. A possibilidade desagrada empresas do setor, que sempre se serviram de profissionais oriundos de outras áreas.
    O impasse permitiu que a discussão se estendesse na Câmara e no Senado por duas décadas. Agora, a elaboração de uma proposta definitiva está nas mãos do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd). Segundo o presidente da entidade, Antonio Neto, o texto final “ainda não está totalmente formatado” e deverá ser finalizado em setembro, quando o Sindpd realizará seminário com a classe, entidades patronais e representantes dos ministérios do Trabalho e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Em seguida, a minuta será encaminhada ao poder Executivo – o apoio do presidente em exercício Michel Temer, declarado quando ainda em 2014 e reiterado em junho deste ano, é encarado por Neto como trunfo. “Não quer dizer que vamos conseguir”, admite o dirigente, apesar do patrocínio ilustre. “A diretoria vai trazer o que ela entende como proposta, e vamos discuti-la”, completa.

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!