sábado, setembro 18, 2021
More

    Receita lança Programa Regional de Conformidade Tributária e Aduaneira

    Ações pretendem estimular a regularização fiscal a contribuintes do Espírito Santo e do Rio de Janeiro

    A Receita Federal lançou, nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o Programa Regional de Conformidade Tributária e Aduaneira (PRC), que apresenta ao contribuinte possíveis distorções ou irregularidades tributárias ou aduaneiras, e oferece, mediante prazo determinado, orientação para a regularização. O objetivo é promover a mudança de comportamento em prol da adesão às normas.

    O PRC é composto de ações de conscientização que promovem a cidadania fiscal e estimulam a conformidade tributária e aduaneira. Para isso, incentiva a autorregularização antes da instauração de procedimento fiscal, ou seja, fornece ao contribuinte orientações sobre o cumprimento de suas obrigações, estimulando-o à adequação voluntária à legislação.

    Com o PRC, a Receita Federal espera estabelecer um novo modelo de relacionamento com os contribuintes, baseado em confiança mútua, transparência e previsibilidade no acesso aos dados e às informações, de forma a contribuir para a melhoria do ambiente de negócios. O programa, normatizado pela Portaria SRRF07 nº 5, de 18 de janeiro de 2021, é alinhado com as práticas mais modernas da administração tributária internacional.

    Primeira ação de conformidade

    A primeira ação do PRC permitirá a autorregularização da entrega das Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF). Os contribuintes diferenciados – ou seja, aqueles que se encontram omissos com a apresentação de suas DCTF, ou que apresentaram declarações com valores zerados ou próximos de zero – receberão um aviso nas suas caixas postais do portal e-CAC, no site da Receita Federal, nos termos da Portaria RFB nº 5.018, de 21 de dezembro de 2020.

    Para visualizar a correspondência em formato PDF, basta acessar a caixa postal na condição de contribuinte diferenciado pela opção e-CAC > Cadastros > Contribuinte Diferenciado – e-MAC.

    Por Ministério da Economia
    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!