quinta-feira, agosto 5, 2021

Procedimentos Quando o Empregado não Comparece Para a Homologação da Rescisão de Contrato

11/05 – Blog Guia Trabalhista
    rescisC3A3o
    A homologação da rescisão do Contrato de Trabalho deve ser assistida gratuitamente pelo sindicato da categoria, inclusive para o empregado doméstico, sendo vedada a cobrança de qualquer taxa ou encargo pela prestação da assistência na rescisão contratual.
    Ressalvada disposição mais favorável prevista em acordo, convenção coletiva de trabalho ou sentença normativa, a formalização da rescisão junto ao sindicado ou mesmo na empresa, conforme dispõe o § 6º do art. 477 da CLT, deverá ser efetuada nos seguintes prazos:
    a) No primeiro dia útil imediato ao término do contrato, quando o aviso prévio for trabalhado; ou
    b) Até o décimo dia subsequente à data da comunicação da demissão, no caso de ausência de aviso prévio, indenização deste ou dispensa do seu cumprimento.
    Os prazos são computados em dias corridos, excluindo-se o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.
    Havendo a recusa do empregado em receber as verbas rescisórias ou se este não comparece para a homologação da rescisão, cabe ao empregador efetuar o pagamento do valor líquido das verbas rescisórias no prazo estipulado, pois se o empregador não efetuar o pagamento somente sob a alegação de que o empregado se recusou a receber ou não compareceu, independentemente do motivo, o empregador poderá ser condenado ao pagamento da multa prevista no § 8º do art. 477 da CLT.
    Clique aqui para continuar lendo.
    Avatar Youtube