terça-feira, novembro 30, 2021
Mais

    Planejamento tributário: peça-chave para a rentabilidade e a valorização do contador

    A grande complexidade legislativa, o elevado número de obrigações acessórias e alta carga de impostos fazem o ato de empreender no Brasil um grande desafio, por isso, o planejamento tributário tem se tornado cada vez mais peça-chave para o sucesso empresarial. Como profundo conhecedor das normas, leis e tributação, o contador se insere nesse contexto como parceiro estratégico das organizações, tendo em suas mãos uma excelente oportunidade de negócios ao prestar um serviço de grande valor agregado e que pode transformar a dinâmica dos negócios de seus clientes.

    A opção pelo regime tributário mais adequado é essencial no planejamento, afinal, com a avaliação do histórico, da atual situação e das expectativas do negócio é possível uma definição assertiva visando mais lucratividade, economia, segurança e competitividade para a empresa. Porém, engana-se quem pensa que o planejamento tributário se resume a isso, pois o processo é muito mais denso e profundo, ponderando sobre as especificidades e necessidades do cliente, revisitando medidas já tomadas e analisando onde ele quer chegar, sem se esquecer de considerar suas estratégias e parte operacional. Tudo se comunica, é um processo detalhado, que requer muitas informações e análises para a efetividade.

    O ideal é que esse planejamento seja feito previamente à constituição de uma empresa. Antes dele, contudo, até mesmo para que haja condições de precificação do serviço, é preciso avaliar e coletar dados, como o porte e a estrutura da empresa, o atual enquadramento tributário, atividades do negócio, número de funcionários, ciclos operacionais, onde se vai comprar, onde se vai vender, perfil do público e diversas outras variáveis.

    Um bom planejamento tributário deve considerar três etapas para sua efetividade: o passado, o presente e o futuro da empresa. Primeiramente, é importante analisar as movimentações dos últimos cinco anos, revisitar as decisões anteriores e entender como elas influenciaram na situação atual da organização. A partir daí é hora de ponderar sobre o presente, suas estratégias, questões operacionais, capacidades, corrigir ações anteriores e ajustar as cargas tributárias para otimizar ao máximo. Por fim, o último passo é planejar o futuro da empresa, fazer previsões e projeções, avaliar possíveis benefícios e procedimentos fiscais.

    Por lidar rotineiramente com informações patrimoniais e financeiras da empresa, atuar para o cumprimento das obrigações acessórias e o pagamento de tributos, o contador é o profissional que tem o know how e a expertise para dar suporte ao empresário na elaboração do planejamento tributário.

    Apesar de uma mudança gradual nos últimos anos, muitos ainda enxergam o contador como um “mal necessário”, como aquele profissional burocrático, que só traz más notícias para a empresa. O planejamento tributário é uma das ferramentas à mão do contador que permite que a verdade venha à tona, que pode mostrar ao empreendedor o seu real papel da ciência contábil para o sucesso dos negócios.

    Como um serviço diferenciado e altamente especializado, via de regra, o planejamento tributário nunca está inserido no contrato de prestação de serviços, portanto, constitui-se uma grande oportunidade de negócio para o contador. Divulgue o grande benefício que esse trabalho pode trazer para o seu cliente, mostre casos de sucesso de redução e otimização da carga tributária. Além de conquistar mais um trabalho, junto certamente virá um cliente satisfeito e fidelizado.

    Equipe Contabilidade na TV

    O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 24 de agosto e que debateu o tema: “Planejamento Tributário: passo a passo para rentabilizar com o serviço”.

    Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/XASkzGL6Sf0

    Ficha técnica do programa:

    Apresentação e mediação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

    Mediação: Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

    Participações:

    * Priscila Galindo – CEO Tática Contabilidade 
    * Patricia Telles – Contadora, CEO da empresa Conta Contábil Assessoria

    🔒 Patrocínio @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis

    😉 WHATSAPP NEWS
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 TELEGRAM
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!