sexta-feira, janeiro 14, 2022
Mais

    Perguntas frequentes sobre a recuperação da ECD Anterior

    Perguntas Frequentes – Recuperação da ECD Anterior

    O objetivo da recuperação da ECD do período imediatamente anterior é testar as regras contábeis, ou seja, verificar se o saldo final das contas/centro de custos do período imediatamente anterior é igual ao saldo inicial das contas/centros de custos do período atual, caso não tenha ocorrido mudança de plano de contas (nesta situação, deve ser utilizado o registro I157).

    A mensagem de erro na recuperação da ECD anterior pode ser referente a:

    1 – Arquivos da ECD atual e anterior com CNPJ diferentes.

    2 – Arquivos da ECD atual e anterior com CNPJ de SCP diferentes (campo COD_SCP do registro 0000).

    3 – Arquivo da ECD anterior com assinatura corrompida (o arquivo foi alterado fora do programa da ECD) ou sem assinatura.

    4 – Arquivos da ECD atual e anterior com forma diferentes: tipos de livros diferentes. Exemplo:
    ECD atual como livro “G” e ECD anterior como livro “R”. Essa informação consta no campo 2 do registro I010. Verifique as instruções de preenchimento do registro I010 no Manual
    da ECD.

    5 – O arquivo da ECD a ser recuperação é o IMEDIATAMENTE ANTERIOR.

    Exemplos:

    A – Se a ECD atual é de 01/01/2019 a 31/01/2019, a ECD anterior a ser recuperada é a que tem data final em 31/12/2018.

    B – Se a ECD atual é de 01/08/2019 a 31/12/2019, a ECD anterior a ser recuperada é a que tem data final em 31/07/2019.

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    1. boa tarde!
      Depois da recuperação da ECD anterior ocorrem os seguintes erros: os dois são opostos:
      – A Conta/Centro de Custo 1.1.1.01.0001/ com saldo final diferente de zero foi recuperada de escrituração anterior (consta no registro C155 ) e não existe no primeiro mês da escrituração atual (no
      registro I155 ou I157).
      A Conta/Centro de Custo 111010001/{1} com saldo inicial diferente de zero existe no primeiro mês da escrituração atual (no registro I155 ou I157) mas não foi recuperada da escrituração anterior (não
      consta no registro C155) .
      O que devo fazer? são 121 erros de cada

      obrigada,

      • Olá Sandra!
        Sobre essa questão de erros após a recuperação anterior é importante pensar na consistência aritmética das contas contábeis. Eu sugiro você conversar com o suporte do seus sistema. É sempre bom rever as parametrizações novamente. Geralmente essa questão do erro ocorre porque a conta no ano anterior tem um saldo diferente. Ou a conta não existe, porque houve troca de plano de contas por exemplo.
        Pode ser até que precise revisar e retificar a ECD anterior, para que não se tenha diferença entre o saldo inicial de uma ECD e o final da anterior. Este erro geralmente está relacionado a divergências entre a ECD anterior e a atual.
        Se a ECD anterior foi enviada por um outro software, ou outro contador, neste caso pode ser necessário cadastrar o Registro I157 na contabilidade atual. Isso para fazer a transferência de saldo.
        Se a ECD anterior foi feita pelo mesmo software que a ECD atual, ou seja, ambos foram feitos pelo mesmo sistema pode ser diferença de valores entre os arquivos. Isso pode acontecer quando se tem alterações de saldos ou seja lançamentos após a entrega da ECD anterior.
        Isso faz com que o cenário atual da contabilidade fique diferente do que foi enviado na ECD anterior.
        Sempre observe os seguintes fatores:Se a conta contábil mencionava na validação de erros da ECD anterior, não foi cadastrada no registro I157 da ECD atual. E se a conta contábil mencionada na ECD anterior, pode ter sido cadastrada incorretamente no I157 da ECD atual.
        Também veja se o valor informado no registro I157 da ECD atual, não confere com a ECD anterior.
        Na própria mensagem do validador, será apontada a conta contábil e o saldo final da conta que está na ECD anterior e que deve existir na atual.
        Qualquer divergência, ocorrerá erros de validação, por esse motivo sempre faça o relacionamento entre contas. O cruzamento dos saldos é importante após a recuperação da ECD.
        Abs,
        Carla Müller – articulista do Portal Contabilidade na TV

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!