segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    OIT sugere incentivos às PMEs para trazer mais trabalhadores à formalidade

    15/10 – Correio Braziliense / Portal Contábil SC
    microepequena 5
    Uma das formas apontadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a transição segura de trabalhadores da informalidade para o emprego formal é a redução do número de micro e pequenas empresas – onde há maior incidência de empregos de baixa qualidade e pouca qualificação. Desde que se dê a elas incentivos fiscais e tributários para que se transformem o mais rápido possível em companhias de médio porte. Essa seria a saída viável para o desenvolvimento sustentável, distribuição de renda e inclusão social da América Latina e Caribe, no entender do subdiretor-geral da OIT, José Manuel Salazar.
    “A grande tragédia da América Latina é a baixa produtividade, principalmente nas micro e pequenas empresas. É preciso mudar essa realidade e para tal necessitamos mais crescimento econômico, acesso ao crédito, serviço de apoio ao empresariado e simplificação dos tributos. É preciso que a formalização caminhe ao lado de estratégias que as faca mudar a vocação para se estabelecerem como médias. Seria de grande ajuda para resolver a questão do desemprego da América Latina”, destacou Salazar.
    O subdiretor-geral descartou, também, a eficácia, na atual conjuntura, do microcrédito. “Foi um mecanismo criado pelo professor Muhammad Yunus, que lhe rendeu o Premio Nobel da Paz, em 2006. Acreditava-se que era uma política de combate à pobreza e a grande solução. Hoje, percebemos que não é bem assim”, destacou Salazar. A tese do subdiretor-geral da OIT, no entanto, foi combatida pelos representantes do governo e dos trabalhadores e apoiada pelo representante dos empresários, nessa 18ª Convenção da OIT
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!