terça-feira, agosto 3, 2021

O MEI tem direito a receber PIS?

O PIS é uma contribuição tributária que as empresas fazem para os funcionários do setor privado. Através disso, eles podem receber benefícios como o abono do PIS, FGTS e seguro desemprego.

No entanto, para ter direito a esses benefícios é fundamental que o cidadão tenha cadastro, isso geralmente é feito uma só vez no primeiro emprego de carteira assinada.

Como funciona o PIS para MEI?

Os trabalhadores que possuem carteira assinada e se enquadram dentro dos requisitos do PIS tem direito de receber o abono. Caso o empreendedor optante pelo MEI tenha um funcionário e o mesmo esteja dentro das regras, ele também poderá sacar o benefício todos os anos.

Saiba quais são elas:

• Receber o valor máximo de um salário mínimo vigente;
    • Ter o cadastro no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
    • Ter trabalhado pelo menos 30 dias no anterior;
    • Ter recebido no máximo 2 salários mínimos por mês no ano anterior ao pagamento do PIS;
    • Ter os dados informados corretamente na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais referente ao ano anterior ao ano vigente;

É responsabilidade do titular da empresa MEI informar esses dados sobre o funcionário para os órgãos competentes ou contabilidade para que o mesmo receba o benefício.

O empreendedor do MEI não tem direito ao PIS?

As regras acima são válidas para o funcionário de uma empresa MEI e não para o empreendedor. Vale  lembrar que ele deve cumprir as normas para não ter nenhum tipo de problema com a Previdência.

O empreendedor MEI não tem direito porque ele tem o seu próprio negócio, a não ser que ele exerça uma atividade de carteira assinada e se enquadre nos requisitos.

O MEI é um tipo de empresa criada para ajudar os brasileiros a sair da informalidade, dentro dessa categoria, existem critérios como:

• O faturamento não pode exceder o valor de R$ 81 mil reais anuais;
    • As atividades exercidas devem estar dentro das lista de permitidas no site Portal do Empreendedor;
    • O optante pela empresa MEI não pode ter outra empresa ou ser sócio de nenhum outro negócio;

O empreendedor MEI pode ter emprego de carteira assinada e receber PIS?

A lei não impede que o empreendedor MEI exerça outra atividade remunerada de carteira assinada em outra empresa, caso o CNPJ  for uma atividade secundária e o trabalhador  se enquadrar dentro dos requisitos  do PIS, ele poderá receber o benefício.

Se o trabalhador cumprir os critérios, poderá solicitar o benefício através do aplicativo caixa trabalhador, site da caixa na opção consulta de pagamento ou pelo telefone 0800 726 0207 da caixa.