sábado, setembro 25, 2021
More

    Nota Orientativa eSocial – Convivência de versões

    Notícias e Dicas SCI JENÍ blog 2

    Foi publicado na data de hoje, a NOTA ORIENTATIVA S-1.0 01/2021 esclarecendo as regras do período de convivência das versões 2.5 e S-1.0 do eSocial.

    📣📣📣

    Vamos aos principais pontos:

    1️⃣ O período de convivência das versões 2.5 e S-1.0 vai de 10/05/2021 a 09/03/2022, ou seja, nesse período os eventos serão recebidos na 2.5 ou na S-1.0, inclusive em um mesmo conjunto de eventos, alguns podem estar em uma versão e outros na outra.

    2️⃣ A partir de 10/05/2021, as tabelas do eSocial vigentes – relacionadas no Anexo I do Leiaute – serão as da versão S-1.0, independentemente da versão do evento transmitido.

    3️⃣ As regras de validação, aplicadas no processamento da recepção do evento, serão aquelas da versão em que o evento foi enviado.

    4️⃣ Porém, existem exceções em que regras de convivência específicas precisam ser aplicadas, e aqui abre-se uma relação de regras que devem ser verificadas atentamente pelas empresas de softwares de folha de pagamento, ou seja, não será possível, de um dia para o outro mudar a geração de todos os eventos para a versão simplificada do eSocial S-1.0.

    5️⃣ Um exemplo que podemos citar em relação ao item 4 é se até o dia 09/05/2021 houve envio de eventos S-2190 (admissão preliminar) na versão antiga 2.5, isso significa que os referidos S-2200 (admissão completa) também devem ser enviados na versão 2.5, mesmo após 10/05/2021. Lembrando que na versão 2.5 não é possível retificar o evento S-2190, apenas na versão S-1.0.

    6️⃣ Segue link completo da nota orientativa publicada no portal do eSocial: https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/nota-orientativa-s-1_0-01_2021.pdf

    📌 Esse tipo de orientação é super necessária para as software houses, mas deve também ser de conhecimento e compreendida por todos os usuários do sistema. Afinal o desrespeito às regras de convivência pode impedir a recepção do evento.

    💡 Fique atento, o cronograma do eSocial está 100% mantido para este ano, na próxima semana já estará liberado o novo layout no ambiente restrito, ou seja, teremos muita mudança acontecendo no eSocial nesse ano de 2021.

    Prepare-se! ⏳

    ✍️ Por Jení Carla Fritzke Schülter, consultora e analista em DP da SCI e articulista do Portal Contabilidade na TV, e João Paulo Ferreira Machado, Auditor Fiscal do Trabalho – Coordenador Geral de Governo Digital Trabalhista.

    Fique à vontade para repassar estas dicas para seus colegas e nas redes sociais, somente mantenha a fonte da informação!

    As datas, informações e interpretações podem sofrer alterações, sempre consulte o seu contador e a legislação oficial atualizada.

    😉 *WHATSAPP NEWS*
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 *TELEGRAM*
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

    🤩 *FACEBOOK GRUPOS*
    👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
    👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

    🧞‍♂️ *SOCIAL MÍDIA*
    👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
    👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
    👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
    👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
    👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
    👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!