quinta-feira, dezembro 2, 2021
Mais

    Mulher multitarefas: como equilibrar todos os pratos na pandemia?

    Profissional, mãe, esposa, dona de casa, estudante, líder: não é de hoje que a mulher vem assumindo, concomitantemente, diversos papeis sociais, contudo, a pandemia de COVID-19 veio para reforçar essa característica multitarefas e propor reflexões sobre equilíbrio, saúde e cobranças.

    Com o isolamento social, a já atarefada rotina da mulher ficou sobrecarregada com acúmulo de atividades no trabalho, no cuidado com os filhos e a família, com as tarefas domésticas e outras novas que vieram a somar a essa lista infindável, como a ampliação do apoio ao aprendizado das crianças.

    Na vida profissional, a mulher da área contábil também se viu diante de grandes desafios, como adotar novas ferramentas tecnológicas, a necessidade de estabelecer sua equipe em home-office e apoiar seus clientes também nesse processo de transição para o trabalho remoto. Além disso, sua demanda foi aumentada, expressivamente, em vista as inúmeras legislações surgidas no período pandêmico, especialmente com mudanças e novidades para a redução do impacto da crise no segmento empreendedor, as mudanças de prazos de obrigações acessórias, adiamento de datas de pagamento de tributos, entre tantos outros.

    Somado a isso, foi destacado ainda mais o papel relevante da contabilidade para a sobrevivência e o sucesso das empresas, especialmente os pequenos negócios. As contadoras ocuparam a linha de frente no combate à pandemia, salvando muitos CNPJs e estando ao lado dos empreendedores na dura missão de manter os negócios, mesmo muitas vezes de portas fechadas para o público. Isso tudo considerando que muitos desses clientes perderam a capacidade de pagamento até mesmo dos honorários.

    Mas como dar conta de tantas tarefas e desafios e preservar as saúdes mental e corporal, evitando o estresse, a ansiedade e a depressão? Precisamos considerar que não se trata aqui de uma mulher maravilha, mas de uma pessoa de carne e osso, que também foi impactada pela pandemia, tem suas inseguranças, receio de falhar em alguma área, que carrega por muitas vezes um sentimento de culpa, que também sente falta dos beijos e abraços, da vida social, que tem temor da COVID-19 e outras emoções trazidas pela crise sanitária.

    Primeiramente, neste período atípico, é fundamental admitir para si mesma que não é infalível, reduzir um pouco as expectativas, ter consciência que não será possível a alta performance em todas as áreas, tirar 10 em todas as disciplinas, não errar. É permitido falar não, seguir caminhos e voltar atrás, optar por outro, pedir ajuda e permitir-se também ser cuidada de vez em quando.

    A conquista do equilíbrio passa inevitavelmente pela organização e a disciplina. Adotar uma agenda universal, estabelecer prazos para as tarefas, planejar o tempo, cumprir horários, otimizar hábitos, assumir uma rotina para a família, estabelecer prioridades, utilizar ferramentas que possam agregar e outras iniciativas que contribuem expressivamente para evitar a sobrecarga. Avalie ainda a possibilidade de delegar atividades que podem ser realizadas por outras pessoas, seja no ambiente familiar ou profissional.

    Passado esse período triste para a história da humanidade, certamente a mulher sairá mais fortalecida, segura e confiante. Continuaremos a sermos plurais e multitarefas, mas cientes de nossos limites e ao mesmo tempo de nossos potenciais, de que é importante compartilhar, encontrar momentos para si e buscar a qualidade de vida.

    Equipe Contabilidade na TV
    O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 4 de maio e que debateu o tema: “Somos todas equilibristas. Elas contam como conciliar agendas e crescer em tempos de pandemia”.

    Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/_MZmdfVgcSo.

    Ficha técnica do programa:
    Mediação: *Ana Meneguini*, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

    Participação:
    * Priscila Galindo – CEO da Tática Contabilidade
    * Adriana Matos – Sócia da Person Contabilidade

    😉 WHATSAPP NEWS
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 TELEGRAM
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

    🤩 FACEBOOK GRUPOS
    👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
    👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

    🧞‍♂️ SOCIAL MÍDIA
    👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
    👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
    👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
    👊 FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
    👊 TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
    👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

    #ContabilidadenaTV #Contabilidade #Contadoras #DPE #DelasParaElas

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!