terça-feira, janeiro 18, 2022
Mais

    Ministério incentiva aprendizagem com foco na vocação profissional dos jovens

    15/12 – Daniel Hirschmann / Ministério do Trabalho

    1 69

    O Ministério do Trabalho está atuando em parceria com o Ministério da Educação para ampliar as oportunidades de aprendizagem técnica e oferecer um conjunto maior de opções, com foco nas áreas de interesse e de vocação profissional dos jovens. Esse foi um dos destaques do Seminário Intersetorial sobre “Emprego Juvenil: Articulação entre Educação e Trabalho”, que começou nesta quinta-feira (15) e termina amanhã (16), em Brasília.
    A necessidade de oferecer mais alternativas de qualificação para os jovens foi apontada pelo diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho, Higino Britto Vieira, durante o painel “Experiências de Coordenação entre os Ministérios do Trabalho e Educação ante a Nova Realidade do Mundo do Trabalho e os Desafios da Inclusão Juvenil”.
    Segundo Higino, na última década, a aprendizagem foi voltada principalmente para a atividade específica de auxiliar-administrativo. “Estamos trabalhando em cima disso, para criar políticas públicas de direcionamento da aprendizagem, da qualificação profissional para o jovem, para que ele possa ter não somente essa opção de uma vaga a ser ocupada, mas que possa despertar seu lado vocacional”, explicou Higino.
    Nesse sentido, lembrou que é importante a participação de setores estratégicos, para absorver esses jovens. “Setores produtivos específicos que, mesmo em tempo de crise, possuem déficit de mão de obra”, destacou.
    Encurtar o caminho – O evento conta com a participação de técnicos dos ministérios do Trabalho e da Educação de 22 países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA), representantes dos trabalhadores e empregadores, instituições de formação profissional e universidades, além de organizações internacionais e não-governamentais dedicadas à melhoria da empregabilidade dos jovens. “O objetivo é encurtar o caminho entre o mercado de trabalho e a juventude”, frisou o diretor do Ministério do Trabalho brasileiro.
    Em sua palestra, ele explicou como funciona a Lei da Aprendizagem no Brasil e mostrou que, mesmo em um período de crise, essa legislação “tem se mostrado um instrumento bastante maduro, de relevância”, para manter os níveis de ocupação dos jovens.
    Higino também foi moderador do primeiro painel do dia – “Marco da Conferência: Articulação entre Trabalho e Educação ante a Nova realidade do Mundo do Trabalho e os Desafios do Emprego Juvenil”. Entre as atrações do painel, estava a chefe da seção de Trabalho e Emprego da OEA, Maria Cláudia Camacho, que apresentou dados do desemprego entre os jovens nas Américas. Segundo ela, os países-membros da OEA têm 236 milhões de jovens, dos quais 30 milhões nem estudam nem trabalham.
    Pacto pelo emprego – O problema do desemprego entre jovens já havia sido citado na abertura do seminário, pelo secretário nacional da Juventude, Bruno Santos. Ele afirmou que o Brasil precisa de um pacto pelo emprego. “Herdamos 12 milhões de desempregados, na maioria jovens. Precisamos de um pacto nacional pelo emprego, porque temos desafios, principalmente com a juventude, com cerca de cinco milhões de desempregados jovens no país”, comentou.
    O ministro da Educação, Mendonça Filho, também participou da abertura e confirmou que os jovens são os mais atingidos pelas dificuldades da economia. Por isso, frisou a importância das medidas do governo federal para equilibrar as contas públicas e afirmou que é preciso ofertar aos jovens o acesso à educação técnica profissional. “Com a qualificação, é possível melhorar a renda dos jovens que ingressam no mercado de trabalho”, explicou.
    Serviço:
    Seminário Intersetorial sobre Emprego Juvenil: Articulação entre Educação e Trabalho
    Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), AV W5 – SGAS, 902, Bloco C. Brasília (DF)
    Data: 15 e 16/12/2016

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!