quinta-feira, outubro 28, 2021
Mais

    Governo Federal lança Cédula de Produtor Rural (CPR) Verde

    O governo federal lançou a Cédula de Produtor Rural (CPR) Verde, uma nova alternativa de mercado, de adoção imediata e em larga escala, de pagamento por serviços ambientais (PSA). O produtor rural que produz e preserva o meio ambiente da sua propriedade poderá emitir o título para empresas interessadas em fazer negócios verdes. O evento de assinatura do decreto que criou a medida, realizado no Palácio do Planalto na sexta-feira (1º/10), com a presença do presidente da República Jair Bolsonaro, faz parte do ciclo regional de entregas do governo federal em comemoração aos mil dias de gestão.

    O ministro da Economia, Paulo Guedes, presente à cerimônia, explicou que a CPR Verde é uma inovação. Segundo ele, pela primeira vez no Brasil quem tem uma propriedade rural e preserva o meio ambiente ao mesmo tempo que produz começará a receber pagamento por serviços ambientais.

    “Estamos à frente deste futuro verde. Não só porque temos a matriz energética mais limpa e porque preservamos o meio ambiente ao mesmo tempo que somos o celeiro do mundo, mas também porque agora estamos definindo o direito de propriedade em relação ao carbono, nessa transição para uma economia livre de carbono”, disse.

    Para o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, a CPR Verde amplia oportunidades de investimentos agroambientais e incentiva a preservação do meio ambiente e uma economia de baixo carbono, além de estar em total consonância com o Programa de Crescimento Verde que o governo federal lançará em breve.

    “Juntos conseguimos desenhar uma CPR Verde que vai trazer mais uma possibilidade de o produtor rural antecipar recursos de serviços ambientais. Os serviços serão lastreados no estoque de carbono da vegetação nativa, na absorção de gás carbônico durante a produção agropecuária e por último em outros benefícios ecossistêmicos”, enfatizou Joaquim Leite.

    “São oportunidades de negócio, tem grande potencial de atração de investimentos estrangeiros, e, ao mesmo tempo, contribui para uma maior sinergia entre as atividades rurais e o meio ambiente, por meio do fomento de atividades ambiental e financeiramente sustentáveis no país”, pontou o ministro em exercício da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, ao ressaltar que a CPR Verde é um sistema extremamente ousado.

    CPR Verde

    Na prática, a CPR Verde representa um instrumento de pagamento por serviços ambientais (PSA), mecanismo econômico estabelecido no Código Florestal (Lei nº 12.651/201) para fomentar a conservação do meio ambiente, bem como a adoção de tecnologias e boas práticas que conciliem a produtividade agropecuária e florestal, com redução dos impactos ambientais. A cédula será lastreada no estoque de carbono de vegetação nativa, na absorção de crédito de carbono da produção agropecuária e em outros benefícios ecossistêmicos.

    Além do Ministério da Economia, também participaram da concepção da CPR Verde o Ministério do Meio Ambiente (MMA); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); e o Banco Central, que finalizaram conjuntamente o texto do decreto.


     

     Assista a Cerimônia das sobre as Entregas no Distrito Federal e Assinatura do decreto da CPR Verde:

    Por Ministério da Economia

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!