terça-feira, janeiro 18, 2022
Mais

    GO: Novas regras para recolhimento de ICMS

    07/01 – Monitor Mercantil / Portal Contábeis

    icmsrj 17

    Contribuintes e contabilistas devem ficar atentos à novas regras de recolhimento do ICMS. Desde o dia 1º de janeiro, passou a ser exigido o imposto sobre a circulação de mercadorias relativo à diferença entre a alíquota interna (praticada pelo Estado destinatário) e a alíquota interestadual nas operações ou prestações que destinem bens, mercadorias e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS, que esteja estabelecido em Unidade da Federação distinta da UF do remetente. Os novos procedimentos são necessários em virtude da alteração promovida pela Emenda Constitucional 87/2015 no inciso VII, do §2º do Art. 155 da Constituição Federal.
    Por enquanto, o recolhimento do ICMS Diferencial de Alíquotas e o recolhimento do Adicional de ICMS de 2% destinado ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Protege) serão realizados por meio da emissão de DAREs (Documentos de Arrecadação de Receitas Estaduais), cuja responsabilidade é do contribuinte remetente. A emissão do documento é feita através do site da Sefaz (www.sefaz.go.gov.br) e para orientações, basta clicar AQUI.
    A Coordenação da Arrecadação, da Gerência de Informações Econômico-Fiscais, reitera que assim que forem disponibilizados os códigos para o recolhimento de ambas as receitas no portal da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), não será mais necessária a emissão de DAREs. A disponibilidade dos códigos será comunicada na área de notícias da GNRE e no site da Sefaz.

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!