segunda-feira, janeiro 17, 2022
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    Gestão. O essencial que se torna imprescindível em tempos de crise!

    Artigo escrito por Loredana Lacava Andraus*

    “Infelizmente, negócio que não cresce morre” e a máxima, hoje, é ainda mais realista!

    Eu poderia dizer que se você não tiver uma meta clara, objetivos bem definidos e planos de ação, o seu negócio não irá para frente, mas infelizmente, nos dias de hoje, isso já não basta.

    Vemos e veremos nos próximos meses negócios se desfazendo como poeira ao vento, é muito triste, lamentável, economicamente ruim para todos, e era uma situação imprevisível, mas é necessário lidar com um fator de realidade: os primeiros foram os que tinham pouca ou nenhuma gestão profissional.

    Sabe-se que a maioria dos pequenos e médios empresários brasileiros tem uma média de caixa de 27 dias, pasmem, o fluxo não suporta as despesas sequer até o final do mês. Também é sabido que, infelizmente, não aprendemos sobre empreendedorismo, gestão e finanças na escola, e tão pouco se ensinam os temas com qualidade nas faculdades. Resultado: Os bons aprenderam com muito suor, sorte e colocando a própria pele em jogo. Porem para a maioria não funciona assim.

    Se o desejo for passar pelo momento atual, com a menor quantidade possível de arranhões e quem sabe (o mundo ideal) fortalecidos e prontos para atender a demanda da retomada, é hora de falar de gestão. Para qualquer tipo de negócios, segmento, nicho, mercado! Gestão!

    Abaixo listo o básico, o obvio que precisa ser dito, visto e feito, mas que por vezes passa desapercebido:

    FOCO EM VENDA E EM CLIENTE! Não existe um único negócio que sobreviva sem clientes e vendas. Vender não é talento é processo e ele deve ser estruturado e treinado. Prepare toda a sua empresa para vender! O cargo de todos os seus colaboradores, a partir de hoje, é de vendedor.

    Proposito! Será ele que manterá o empresário no caminho certo, respaldará a tomada de decisão e fortalecerá a cultura do negócio e a retenção de talentos;

    Visão: Tenha uma! A Maioria dos empresários com os quais converso trabalham para pagar os boletos do mês vigente, “apagar incêndios” e estão tão presos a operação do dia a dia que são incapazes de dizer o que querem para o seu negócios. Já dizia o grande mestre. Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.

    Objetivos e Estratégias claras, de curto e médio prazo. Todos devem conhecer e ter os seus e eles devem estar escritório, ter prazos.

    Rapidez na tomada de decisão. Será essencial para a sobrevivência de muitos negócios. Os rápidos e precisos serão os que reagirão, errarão e corrigirão a rota antes que os demais. Estes estarão um dia a frente e isso fara a diferença.

    Tenha indicadores, controle eles “na unha”. Serão eles quem darão as respostas casos os objetivos e estratégias precisem ser ajustadas.

    Ainda sobre indicadores, recomendo que sejam colocados em pautas semanais, sim, em tempos como o que vivemos aconselha-se o acompanhamento diário ou semanal, coloque em pauta os itens abaixo:

    • Lucratividade
    • Rentabilidade
    • Produtividade
    • Turnover
    • Conversão
    • Ticket médio

    O momento também pede que se mantenha atenção nas questões jurídicas, pois a cada dia são apresentadas novas medidas que certamente vão interferir na gestão de pessoas e de caixa.

    Por fim, sabemos que todas as linhas de custos precisam ser revistas, avaliadas e negociadas, que devem ser usadas para montar projeções, considerando diversos cenários, mas não podemos perder o foco em pessoas. Todo negócio é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas e elas são seu maior capital, o seu maior recurso e serão o diferencial dos negócios de sucesso no novo mercado que se apresenta. Se pretende investir em algo neste momento, recomendo que seja nos seus talentos como gestor e nos de sua equipe.

    loredana*Loredana Lacava Andraus é formada em administração e marketing pela ESPM, pós graduada em negócios internacionais pela FGV, é Estrategista Empresarial, Diretora da Connect Flow, Membro Diretivo da Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, Membro do Comitê Executivo do Mulheres do Varejo e do Squad do Comitê de Gente & Gestão da AbpRH – Associação Brasileira de Profissionais de RH

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