segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    Fundos buscam aluguel para aumentar o benefício fiscal

    29/07 – Enquanto a procura e as taxas para empréstimos de ações no mercado doméstico disparavam, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) aproveitou para encaminhar a seus associados, em março, um parecer de orientação. Apesar de aquele ser um momento particular e inédito do segmento de aluguel de ações, que estava superaquecido, a Anbima aproveitou para, com sutileza, tocar em um assunto já um pouco mais antigo no mercado quando se fala nessas operações. O texto do parecer iniciava citando um item de seu código que diz que as operações realizadas pelos fundos de investimento devem ter sempre “propósitos econômicos compatíveis com sua política de investimento, sobretudo aquelas referentes a empréstimos de títulos e valores mobiliários”.
    O que chamou a atenção dos atores dessa indústria foi o destaque dado pela entidade para que os propósitos dessas operações sejam econômicos. No entender dos agentes do mercado de fundos, o recado foi claro para aqueles que adotam uma prática que tem sido comum nesse mercado e por vezes se acentua. Ela consiste em buscar nas operações de aluguel não um ganho econômico de estratégia de gestão, como em operações de “long and short”. Mas, sim, um benefício fiscal.
    Fonte: Valor Econômico / por Fenacon
    Escrito por: Ana Paula Ragazzi
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!