quinta-feira, agosto 5, 2021
More

    Fique bem informado! Assista ao CONTNEWS dessa semana!

    Quer dar um passo à frente em questões fiscais, trabalhistas, contábeis e de liderança? A 45ª edição do CONTNEWS, realizada na quarta-feira, 12 de maio, reuniu um time de especialistas para trazer as últimas novidades dessas áreas bem como dicas valiosas para a atualização e o aprimoramento dos profissionais e empresários contábeis.

    A gerente de vendas da SCI, Viviane Serafim, trouxe as novidades sobre o eSocial; a empresária e palestrante Patrícia Alves explicou a relevância das conciliações contábeis para o sucesso dos negócios; o gestor de produtos e desenvolvimento de softwares contábeis e fiscais, Heverton Gentilim, falou sobre a EFD-Reinf e o Pronampe; e o CEO Best Speaker, especialista em Comunicação e Oratória, Edgar Caetano, abordou a importância da comunicação para a liderança. Confira:

    Atualizações do DP

    Um dos destaques da área trabalhista na última semana foi o adiamento dos prazos dos eventos S-2220, relativo ao monitoramento da Saúde do Trabalhador, e S-2240, que trata das condições ambientais do trabalho, para as empresas do Grupo 1 do eSocial. A Nota Orientativa 4/2021, publicada no dia 10, prorroga a entrega dos eventos de 8 de junho a 30 de setembro para 15 de outubro. “Essa extensão é um alívio para os contribuintes, mas é preciso estar alerta porque tudo terá que ser feito de forma retroativa”, destacou a analista da SCI Sistemas, Viviane Serafim, ao alertar que não houve alterações no cronograma de início da obrigatoriedade da quarta fase e que o terceiro evento de Segurança e Saúde do Trabalho, o S-2210, que trata de Comunicado de Acidente de Trabalho, também não sofreu mudança.

    Também no eSocial, desde 10 de maio as empresas do Grupo 3 já estão na Fase 3, que exige o envio da folha de pagamento. Contudo, Viviane explicou que as rescisões ocorridas desde 1 de maio já devem ser enviadas com as rubricas. “As verbas são fundamentais para trazer o totalizador, caso contrário, o sistema dará a diferença no fechamento da folha de pagamento do próximo mês”, explicou. A mesma situação acontece com rescisões que estavam com rubricas e foram enviadas antes do dia 10, pois elas foram recusadas pelo eSocial.

    Neste mesmo Grupo, em relação ao segurado especial, também há novidades, pois ele não está obrigado a enviar os eventos da Fase 3 da competência maio. “Essa parcela de contribuintes irá enviar as folhas de pagamento a partir da competência Julho, e já entram na DCTFWeb”, informou a consultora, ao alertar que caso alguém faça o envio, o sistema vai recusar.

    Por fim, Viviane falou sobre o retorno da Receita Federal do Brasil aos questionamentos da SCI sobre a declaração dos produtores rurais no eSocial. Em resposta aos questionamentos da empresa, o órgão manifestou intenção de produzir um manual orientativo sobre o tema. “Vale muito a pena as pessoas lerem a nota orientativa 5/2021”, aconselhou.

    Conciliação contábil para o resultado da empresa

    As conciliações contábeis, atividades de comparação dos valores debitados e creditados nas contas de uma empresa para a verificação de divergências tributárias, foi explicada pela empresária do segmento e professora Patrícia Alves. Segundo ela, sua execução é primordial para afiançar a confiabilidade das informações contábeis, que devem refletir a realidade organizacional e oferecer segurança ao negócio. “O contador dá validade a esses dados, por isso, precisa se assegurar de sua veracidade”, destacou.

    Os principais erros das conciliações contábeis estão relacionados ao lançamento equivocado de valores, troca ou inversão de contas contábeis, duplicidade ou omissão de lançamentos, erros de preenchimento nos controles financeiros, falhas e omissões nas etapas de conferência, ou não identificação de valores ou lançamentos em datas erradas. Ao explicar os impactos desses erros, como prejuízos na apuração de impostos, a ausência de identificação de valor nas informações geradas pelo empresário e a fragilidade dos dados diante do cruzamento de informações, Patrícia ressaltou a relevância desse processo. “Quando não se concilia bem, o empresário pode ter grandes problemas. Precisamos fazer esse ckeckup, a conferência dos dados fiscais, de departamento pessoal societários, lançamentos financeiros, não se pode entregar a contabilidade de qualquer jeito. O contador deve ter orgulho de colocar o seu nome em um demonstrativo”, disse a empresária, ao apontar a automação como um dos caminhos para minimizar esses problemas. 

    Novidades Fiscais

    Em razão de atualizações nos sistemas para a versão 1.5.1 dos leiautes da EFD-Reinf, o envio de eventos pelos contribuintes do Grupo 3, que originalmente seriam feitos a partir de 10 de maio, só poderão ser processados a partir das 9h do dia 21. O gestor de produtos e desenvolvimento de softwares contábeis e fiscais, Heverton Gentilim, lembrou que a obrigatoriedade agora atinge um grande volume de contribuintes, inclusive os do Simples Nacional. “Muitas empresas vêm adiando o processo de adequação, mas é importante destacar que o tempo para isso agora acabou”.

    Outro tema abordado por Gentilim foi a recriação do Pronampe, programa de crédito voltado a micro e pequenas empresas, aprovado em votação simbólica no Senado Federal essa semana e que oferece uma nova rodada de crédito ao setor. “O programa foi idealizado para a situação de pandemia de COVID-19, mas agora a intenção é torná-lo permanente”, disse o especialista, ao alertar sobre a importância do acompanhamento da tramitação do projeto, que aguarda sanção presidencial. 

    Comunicação na liderança

    Desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. Essa é a missão de um líder, de acordo com o CEO Best Speaker, especialista em Comunicação e Oratória, Edgar Caetano, que considera a escuta ativa a base da comunicação, e a ferramenta importante para o estabelecimento e a manutenção de um diálogo eficiente entre líder e liderado. “Tente genuinamente entender as dores da sua equipe, dificuldades, sem viés de julgamentos, e você pode ter uma surpresa: a transformação pode partir do seu interlocutor”, explicou ele, ao destacar que muitos líderes vivem correndo atrás do atraso, com agendas lotadas, mas com essa iniciativa eles podem abrir as portas da comunicação de uma forma incrível.

    Para Edgar Caetano, essa escuta ativa deve considerar quatro passos básicos: a concentração – prestar atenção efetiva no que está sendo falado, sem distrações; a retenção – anotar, absorver e assimilar o que está sendo dito; a repetição – reproduzir a informação para evitar ruídos; e a checagem – perguntando os desejos e necessidades do liderado, validando a informação passada. “Contudo, para que isso dê certo, é fundamental estar presente de fato, fazer as perguntas certas e extrair o melhor de seu liderado”, enfatizou o especialista em comunicação.

    Não perca todas as dicas e informações, acesse a íntegra da edição em https://youtu.be/GdExpC3jAoQ.

    😉 *WHATSAPP NEWS*
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 *TELEGRAM*
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

    🤩 *FACEBOOK GRUPOS*
    👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
    👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

    🧞‍♂️ *SOCIAL MÍDIA*
    👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
    👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
    👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
    👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
    👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
    👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!