segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    Fiesp prevê até 150 mil demissões na indústria paulista este ano

    19/06 – Patrycia Monteiro Rizzotto / Brasil Econômico
    images28129
    A indústria paulista deve bater recorde de demissões este ano, desempregando 150 mil trabalhadores, de acordo com estimativa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Segundo a entidade, somente no mês de maio, cerca de 17 mil postos de trabalho foram cortados, somando 35 mil demissões no acumulado do ano. “O resultado do emprego em maio surpreendeu negativamente, registrando um número de desligamentos acima do esperado”, afirma Guilherme Moreira, gerente do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Fiesp.
    Ele lembra que é típico da indústria realizar contratações no período entre janeiro e outubro, demitindo nos meses de novembro e dezembro, para operar com certa gordura ao longo do ano. “Em 2015, o comportamento do mercado de trabalho industrial está fora do padrão e o nível do desemprego do setor promete superar o patamar de 2009, auge da crise financeira internacional”, diz Moreira. Segundo ele, porém, ao contrário do que ocorreu em 2010, quando a indústria retomou seu processo de contratações, não há nenhum fato econômico que aponte para recuperação no ano que vem, considerando a política de juros altos de aumento da carga tributária da atividade industrial.
    De acordo com o levantamento da Fiesp, dos 22 segmentos industriais do estado, apenas dois registraram saldo positivo de emprego em maio, contratando mais do que demitindo: o segmento fabricante de produtos alimentícios, com geração de 2,2 mil vagas, e o de biocombustíveis e produtos derivados de petróleo, com 259 vagas. Encabeçando o ranking de demissões está a indústria automotiva, com corte de 4,3 mil vagas, seguida pelo segmento formado pelos fabricantes de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos, com 3,2 mil demissões. A seguir, vêm as indústrias de máquinas e equipamentos e calçadista, com 1,7 mil demissões cada.
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!