sábado, outubro 16, 2021
Mais

    Especialista ou generalista? Programa Delas e Com Elas debate formação de carteira por nicho

    Segmentar o campo de atuação para a formação da carteira de clientes é uma boa estratégia na Contabilidade? A segunda parte da série “Gestão Integrada na sua Empresa de Contabilidade”, do Programa Delas e Com Elas, realizada ontem, 2 de fevereiro, abordou o tema, levantando os prós e os contras desse trabalho por nicho, que pode ser feito com viés de setor de atuação, por regime tributário, porte da empresa ou mesmo por questão geográfica.

    A edição, comandada pela jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV, Magda Battiston, reuniu um time de mulheres empreendedoras para compartilhar suas experiências: Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva; Lúcia Young, consultora de treinamentos empresariais; Jô Nascimento, sócia e criadora do Blog Siga o Fisco; e a convidada especial da live, Andrea Arnese, CEO da AW Contábil e consultora especialista em franquias e planejamento tributário.

    A contabilidade especializada ou de nicho aposta na seleção de ramos de atuação, quando a empresa contábil ou o contador optam por atuar com clientes com características e objetivos similares. Para Andrea Arnese, essa estratégia traz grandes benefícios. “A atuação por nicho viabiliza uma grande especialização, permite ao escritório contábil agregar valor ao serviço do cliente, promover um bom planejamento e ter visão ampla do setor, em todas as suas especificidades”, disse ela, ao enfatizar que isso possibilita à organização a conquista da excelência na prestação de serviços, um melhor desempenho e posicionamento no mercado.

    Ao citar o ditado popular “Nunca coloque os ovos dentro de uma cesta só”, a consultora Lúcia Young ressaltou um ponto de atenção. “Quando sua empresa se especializa em um único segmento fica suscetível a todos os fatores que o impactam. Se ele vai mal o seu negócio também vai”, argumentou. Contudo, a contadora endossa a vantagem da atuação por nichos. “Nossa empresa é especializada em Lucro Real, o que nos permite ter profissionais experts em determinados assuntos, e reduz a necessidade de investimento em qualificação”, complementou.

    A consultora Jô Nascimento trouxe ao debate a segmentação por regime tributário, reforçando que, mesmo atuando de forma setorizada, é fundamental conhecer bem o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido. “É nossa função incentivar o crescimento dos nossos clientes. Uma hora ele é pequeno e na outra ele cresce, e o escritório precisa estar preparado para acompanhá-lo e indicar a melhor opção tributária pra ele”, argumentou a empresária, ao lembrar que, quando a empresa é pequena é possível estabelecer parcerias para atender sua carteira por completo.

    A automatização de várias partes do processo com a segmentação foi pontuada por Magda Battiston. “Aquilo que a empresa mais entende ela consegue automatizar. As necessidades, desejos e atuação similares dos clientes acabam por facilitar a integração de dados”, ressaltou.

    Na mesma linha, Ana Meneguini destacou o grande benefício da gestão integrada para a clareza da estrutura de custos, que é fundamental para a empresa. “Isso confere um olhar estratégico, visão global do negócio e da atuação, desde a entrada do cliente até a saída do balanço”, concluiu.

    Acesse a íntegra do bate-papo no Youtube do Portal Contabilidade na TV, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=rC45wciUJqU.

    Confira a primeira edição da série “Gestão Integrada na sua Empresa de Contabilidade” do “Delas e Com Elas”, realizada em 26 de janeiro e que teve o tema “Gestão integrada garante a rentabilidade para o seu negócio?” em https://www.youtube.com/watch?v=lNxXyM4ugZA e veja a cobertura em http://bit.ly/2Ldba66. Programe-se também para a terceira live, agendada para a próxima terça-feira, dia 9 de fevereiro, e que abordará: “Serviços agregados: venda adicional e fidelização para ampliar vendas à carteira de clientes atual”.

    😉 *WHATSAPP NEWS*
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 *TELEGRAM*
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

    🤩 *FACEBOOK GRUPOS*
    👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
    👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

    🧞‍♂️ *SOCIAL MÍDIA*
    👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
    👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
    👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
    👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
    👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
    👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!