segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    eSocial: Contadores denunciam falhas no repasse de benefícios

    11/11 – Genildo Lawinscky / Agora na Bahia

    1 202

    Uma ferramenta criada em 2015 pelo Governo Federal para facilitar a vida de empregadores está provocando dor de cabeça em empregadas domésticas que precisam receber o benefício da licença maternidade. A reclamação vem de alguns contadores de Salvador que estão tendo que provar com documentos, que o recolhimento das contribuições foi feito e atribuem a culpa à falta de comunicação entre órgãos do governo.
    Quem denuncia é Carmelúcia Franca Estefam, que cuida do setor pessoal de um importante escritório de contabilidade de Salvador. Ela conta que tem recebido inúmeras reclamações de clientes sobre a suposta falta de pagamento das obrigações sociais. “Nós fazemos o recolhimento pelo novo sistema, mas quando a empregada vai receber o salário família é informada pela Previdência Social que o dinheiro não foi depositado na Caixa”, diz Carmelúcia.
    É preciso cumprir um processo burocrático para resolver o problema, diz Carmelúcia, explicando que, através do escritório de contabilidade, o empregador tem que juntar documentos e voltar a encaminhar tudo para a Caixa e para a Previdência. O problema é que a doméstica acaba prejudicada, pois tem que aguardar novo agendamento para receber o benefício.”Enquanto a gente não prova o pagamento, a empregada fica desconfiada de que houve falta de pagamento”, comenta.

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!