quinta-feira, agosto 5, 2021
More

    Escrita fiscal – Dicas para aplicar no dia a dia

    12/11 – Carla Lidiane Müller para Notícias Contábeis do Contabilidade na TV*
    1 15
    Ter sucesso no meio fiscal necessita hoje de um extenso conhecimento, que vai desde a parte de contabilidade fiscal, direito tributário e até um pouco de conhecimento em informática.
    Para aumentar a eficiência da escrituração fiscal, separei algumas dicas que podem ser úteis na correria do dia a dia.
    Otimize o seu tempo: Em um curto espaço de tempo um analista fiscal tem de executar várias tarefas, é até mesmo difícil pensar em como otimizar mais o tempo gasto com as rotinas diárias, mas o fato de ser difícil não torna essa tarefa impossível. Só que para concretizar essa primeira parte, serão necessárias ferramentas. As que são mais necessárias no dia a dia são as de busca de notas fiscais, de envio de guias, tudo de forma online e o mais automatizado possível, para que você não perca tempo e atinja o maior número de clientes.
    Se manter informado: Ser um profissional de presença no mundo fiscal é se manter sempre atualizado das novidades. Existem muitos sites, blogs, e páginas na internet, em geral confiáveis, com as principais notícias contábeis do dia. E estar sincronizado com as mudanças fará com que você tome conhecimento de alterações relevantes no mundo da escrita fiscal, e no tempo certo, para tomar as decisões certas.
    Ame o que você faz: Para obter sucesso em qualquer ramo de atividade, é necessário muito tempo de estudo, prática e dedicação. Mas acima de tudo você tem de gostar do que você faz, por que é o amor a profissão que fará você conseguir superar os desafios do dia a dia.
    Formação: Aprender os detalhes da escrita fiscal é muito difícil, e em muitos casos não haverá tempo de um supervisor lhe passar todos os detalhes sobre tudo, por isso é sempre indicado procurar se profissionalizar. Hoje o curso de Ciências Contábeis é o mais procurado para os profissionais que atuam ou querem atuar na escrita fiscal. Mas essa formação é excelente também para formar gestores e empresários caso decida-se mudar de ramo, ou mesmo na área contábil abrir o próprio negócio.
    Saber avaliar de forma correta: Ter conhecimento, amar o que faz, estar atualizado, e todos os outros pontos nos levam a parte de saber avaliar. Todos os dias milhares de empresas mandam os seus documentos para o setor de escrita fiscal, que tem de analisar os documentos recebidos, e providenciar as correções quando necessárias. Seja no momento da análise das informações recebidas, ou no momento da geração das obrigações acessórias, é importante manter em mãos relatórios confiáveis, que lhe auxiliaram a analisar as informações fiscais de forma mais precisa, encontrando e corrigindo falhas.
    Se necessário também, utilize um serviço de consultoria para lhe ajudar a avaliar os procedimentos de escrituração para evitar o recolhimento de impostos indevidos e multas.
    *Carla Lidiane Müller – Bacharel em Ciências Contábeis, cursando MBA em Direito Tributário. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016.
    Carla
    Carla Lidiane Müller
    Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016.

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!