sábado, outubro 16, 2021
Mais

    Entenda o que é o CFOP

    Código Fiscal de Operações e Prestações conhecido por sua abreviatura CFOP.

    Foi criado, através do Convênio S/N, de 15 de dezembro de 1970.

    Existe CFOP para operações de entradas e saídas dos estabelecimentos.

    Na legislação atual, todo CFOP contém 4 (quatro) dígitos, sendo que para cada operação, existe uma numeração específica.

    Atualmente existem mais de 600 códigos diferentes de CFOP, sendo para operações de entradas e saídas de mercadorias/serviços.

    Para entradas o início do CFOP será 1 (um) para operações dentro do Estado, 2 (dois) para operações fora do Estado e 3 (três) para operações do Exterior.

    Nas saídas o início do CFOP será 5 (cinco) para operações dentro do Estado, 6 (seis) para operações fora do Estado e 7 (sete) para operações do Exterior.

    Toda nota fiscal eletrônica, deve ter descrito o CFOP de cada produto, caso tenha, diversos produtos, com operações diversas, cada produto, acompanhará o CFOP correspondente a ele.

    Além da nota fiscal, o CFOP é utilizado nos livros fiscais, conhecimento de transporte entre outros.

    Não sendo identificado o CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações) corretamente, poderá o contribuinte, estar efetuando o recolhimento dos impostos de forma errônea, podendo estar pagando imposto a maior ou menor, assim, podendo estar sujeito a penalidades.

    Assim, sempre, esteja assessorado por um contador com expertise e experiência na área para que possa identificar os códigos corretos para cada operação, evitando custos com penalidades e recolhimento de impostos de forma errônea.

    Alexandre Dell’ Orti – Contador

    @alexandredellorti

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!