domingo, julho 25, 2021
More

    Dica ATUA.DP da AULA 12 – eSOCIAL NA PRÁTICA

    ATUA DP Portal notícia 675x450 Padrão ConTV 5

    MATRÍCULA x CONTRATOS DUPLICADOS

    Quem já não se deparou com o seguinte questionamento: “Posso apagar tudo que tem dessa empresa no eSocial e começar do zero?”

    1º) Não existe um botão mágico que zera tudo no eSocial e faça com que você possa iniciar novamente (em alguns casos, seria um sonho mesmo).

    2º) O que existe é a possibilidade de excluir evento por evento em ordem cronológica contrária (do mais recente para o mais antigo). Mas, na maioria das vezes, isso seria inviável.

    Bem, o que queremos dizer com isso é que o eSocial tem histórico. Ele é vivo e você não poderia, por exemplo, receber um novo cliente no seu escritório e começar do zero sem se preocupar com o que já foi enviado por outro contador e que consta no portal.

    ⚠️ O ponto mais crítico nesse processo é a matrícula do empregado, pois ela é por contrato/vínculo e não pode ser retificada de forma alguma. E caso você ignore essa informação e envie outro evento de admissão com uma matrícula diferente da que já está no eSocial, o evento não será recusado e sim será acatada MAIS UMA MATRÍCULA para este empregado, ou seja, para o eSocial ele terá dois contratos/vínculos com o mesmo empregador.

    📌 E tem mais: a partir do layout S-1.0, o fechamento do eSocial (S-1299) não é mais recusado quando há contratos pendentes de remuneração, ou seja, você vai enviar o 1200 referente à remuneração da matrícula do empregado que consta no seu sistema, vai fazer o fechamento e vai achar que está tudo ok, mas não, o empregado ainda estará com outra matrícula pendente de remuneração dentro do eSocial e na base governamental constará esse outro vínculo.

    💡 A nossa DICA ATUA.DP de hoje é que você analise como está esse processo de inserção de novos clientes no sistema do seu escritório:

    ↪️ Qual análise é feita❓
    ↪️ Qual garantia você tem de que não há mais de uma matrícula para o mesmo empregado no eSocial (já que o envio dos eventos não periódicos está sendo feito há pelo menos 2 anos)❓
    ↪️ E o mais crítico: como você irá controlar, a partir do layout S-1.0, que o fechamento, mesmo sendo realizado com sucesso, lhe notifique de matrículas pendentes de remuneração no eSocial❓

    Quer saber mais?

    Acesse 👉 mentoria.contabilidadenatv.com.br e garanta já sua vaga.
    Esperamos você!

    🤩 TELEGRAM
    CONTNEWS CURSOS – https://t.me/joinchat/RcA9BPCrzMR13Nmq

    😉 WHATSAPP NEWS
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🧞‍♂️ INSTAGRAM
    👊 ATUA DP: https://www.instagram.com/atua.dp/
    👊 CONTABILIDADE NA TV: https://www.instagram.com/contabnatv/
    👊 APOIO DE DIVULGAÇÃO: https://www.instagram.com/sci_sistemas_contabeis

    #ContabilidadenaTV #Contabilidade #Contador #ATUADP #eSocial

    Artigo anteriorContNews – Edição 21/04
    Próximo artigo
    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!