terça-feira, janeiro 18, 2022
Mais

    Decreto estende período de antecipação de auxílio por incapacidade temporária

    Segurados poderão requerer a antecipação de um salário mínimo até o dia 30 de novembro

    Foi publicado na edição do Diário Oficial da União de quinta-feira (29/10) o Decreto nº 10.537 que prorroga para 30 de novembro o prazo para concessão da antecipação de parcelas de salário mínimo mensal ao requerente do auxílio por incapacidade temporária (antes denominado de auxílio-doença) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Esta antecipação foi estabelecida pela Lei nº 13.982/2020, em razão da emergência de saúde pública da covid-19.

    A norma foi anunciada pelo Secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira, durante reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), na quinta-feira (29/10). Na próxima terça-feira (3/11) será publicada alteração da Portaria Conjunta nº 47/2020, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (Seprt) e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que disciplina a operacionalização do auxílio por incapacidade temporária, atualizando a data limite para os requerimentos.

    O secretário também afirmou que uma outra portaria estenderá o período para a confirmação da concessão do benefício por incapacidade temporária aos requerentes de antecipação. Atualmente, a medida abrange os segurados com afastamento encerrado até o dia 2 de julho, o que contempla mais de 400 mil casos.

    Narlon afirmou que “essas medidas evitaram um represamento de segurados que precisam realizar a perícia médica e permitiram melhor atender a população no retorno gradual e seguro do atendimento presencial”.

    Até o dia 27 de outubro, 130 mil segurados estavam com atendimento pericial agendado. Em média são realizadas cerca 10 mil perícias por dia e mais de 60% das agências do INSS abertas têm um prazo máximo de 15 dias entre o agendamento e o atendimento presencial (em 86% delas o prazo máximo é de até 30 dias).

    Atualmente, 356 agências do INSS realizam perícias médicas, com um total de 1.210 peritos em atendimento presencial. Do dia 14/9, data de reabertura das agências, até o dia 27/10, foram realizadas 205 mil perícias em todo o país.

    Por Ministério da Economia

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!