quarta-feira, janeiro 19, 2022
Mais

    Declarações fiscais devem ser entregues à Receita até 28 de fevereiro

    Atividades imobiliárias e serviços médicos e da saúde estão entre as declarações que devem ser transmitidas por meio do Certificado Digital até o fim deste mês

    Ao longo de todo o ano há declarações fiscais que precisam ser entregues à Receita Federal, que vão muito além do famoso Imposto de Renda. Dentre as obrigações deste mês de fevereiro, estão o envio da Dmed (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) e da Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias), que devem ser feitos por meio do Certificado Digital ICP-Brasil.

    De acordo com Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign, o Certificado Digital é a identidade da pessoa física e jurídica no meio eletrônico, por isso ele garante a autenticidade das informações transmitidas. “A cada uso do Certificado é gerada uma assinatura digital que tem o mesmo valor jurídico da manuscrita, assegurado pela legislação. Vale dizer que essas entregas já podem ser feitas usando o Certificado na nuvem, remoteID, recém apresentado ao mercado. Ele dispensa a necessidade de mídias e, para usá-lo, basta ter conexão à internet”.

    Veja quais são as declarações desse mês e se atente à validade do Certificado Digital para não ter surpresas. Ele precisa estar válido para realizar as entregas.

    Dmed (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde) – deve ser enviada por médicos, prestadores de serviço na área de saúde, operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadoras de serviços de saúde, ou seja, é exigida de todos os profissionais da área de saúde que tenham recebido pagamentos de pessoas físicas por serviços prestados no exercício anterior. A declaração requer o uso de um Certificado Digital e-CNPJ para seu envio.

    Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias) – a declaração deve ser enviada por todas as construtoras e incorporadoras de imóveis, especificando todas as operações realizadas durante o exercício anterior (como contratantes, valores das vendas, compradores ou, ainda, total das comissões recebidas com a comercialização destes imóveis). A entrega da declaração requer a utilização do Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ.

    DIRF (Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte): estão obrigadas pelo Fisco a enviar a DIRF todas as pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, que receberam ou pagaram rendimentos sobre os quais tenha incidido retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), no exercício anterior, mesmo que essas operações tenham ocorrido em um único mês, como o pagamento de salários ou transações bancárias. O envio deve ser feito por meio de um Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ.

    DME (Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie): é exigida para as pessoas físicas e jurídicas que realizaram transações financeiras com dinheiro em espécie, de valor igual ou superior a R$ 30 mil. A DME, também, deve ser enviada por meio de um Certificado Digital e-CPF ou e-CNPJ.

    Sobre a Certisign
    A Certisign é a Autoridade Certificadora líder da América Latina e especialista em Identificação Digital. Com mais de 1.800 Locais de Atendimento por todo o Brasil, já emitiu mais de 10 milhões de Certificados Digitais ao longo de seus 22 anos. A empresa tem em seu portfólio de clientes as companhias mais representativas do País e está entre as empresas mais inovadoras, de acordo com as pesquisas “Inovação Brasil 2016”, da Strategy & Consultoria Estratégica do Network PwC, e “50 Empresas Mais Inovadoras do País”, da DOM StrategyPartners.

    Por Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!