segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    CONTNEWS orienta sobre SST, LGPD e ferramentas tecnológicas

    Faltando pouco mais de um mês para o encerramento de 2021, o CONTNEWS, já com foco no próximo ano-calendário, reuniu especialistas de diversas áreas para tratar de temáticas importantes para o planejamento das empresas: eventos de Saúde e Segurança no Trabalho no eSocial, Lei Geral de Proteção de Dados e tecnologias e softwares para a área contábil.

    A jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV, Magda Battiston, apresentou o programa e comandou o bate-papo, moderado pelo contador estrategista Vanildo Veras, com o coordenador geral do Governo Digital Trabalhista, João Paulo Ferreira Machado, o presidente do SESCON-SP, Reynaldo Lima Jr, e o CEO da ConferIR, Maurício Tadeu de Luca.

    SST no eSocial

    O envio de informações de Segurança e Saúde do Trabalho para o eSocial teve início em outubro para as grandes empresas, Grupo 1, e, segundo o cronograma, em 10 de janeiro de 2022 chega a obrigatoriedade para as empresas do Grupos 2 e 3, que, que englobam a maioria expressiva das empresas do país. “São três eventos com o intuito de substituir obrigações previdenciárias”, explica o coordenador geral do Governo Digital Trabalhista, João Paulo Ferreira Machado, ao destacar que se trata dos eventos S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho, S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador e S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos.

    O especialista na área trabalhista deu enfoque à substituição do PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, hoje emitido em papel e que passa a ser eletrônico. São dois eventos que compõem o PPP: o S-2220 onde será preciso informar os atestados de saúde ocupacionais, como o admissional, demissional, o periódico, e de retorno ao trabalho; e o S-2240, onde serão relatados os agentes nocivos previstos no regulamento da previdência, ou seja, um evento previdenciário, não trabalhista. “Aquela pequena empresa, um comércio, que trabalha sem riscos a agentes nocivos vai prestar essa informação na entrada da sua obrigação e, se não houver alterações nessa situação, não precisa mais”.

    Segundo João Paulo, é preciso desmistificar o consenso de que os eventos do SST são complexos. “Para quem tem a informação são processos simples. O profissional que atua na área, que faz a análise, tem condições de prestar contas sobre os agentes nocivos”, disse ele, ao informar que deve entrar em produção, no início de dezembro, de acordo com João Paulo, um ambiente simplificado para a prestação dos dados relacionados à SST, que permitirá ao profissional da área acessar de forma apartada das outras informações para fazer o lançamento desses três eventos: S-2210, S-2220 e S-2240 e ainda haverá uma procuração específica para acesso somente a essa parte da ferramenta.

    Assista em https://youtu.be/MjuSYKJHmHY?t=1184

    Impacto da LGPD na contabilidade

    Por ter a informação como principal matéria-prima, o setor contábil foi um dos grandes impactados pela Lei Geral de Proteção de Dados, que passou a vigorar integralmente em setembro último, estabelecendo novas formas de captação, coleta, utilização e armazenagem de dados pessoais, sejam físicos ou digitais. Lembrando as penalidades atreladas ao não cumprimento da nova legislação, que podem ir de advertências a multas de 50 milhões, o presidente do SESCON-SP, Reynaldo Lima Jr, manifestou sua preocupação com o entendimento restrito à tecnologia de muitos empresários sobre a lei. “A LGPD é muito mais que isso, é ampla e envolve diversas situações e práticas do dia a dia das nossas empresas, não somente digitais, mas físicas também”, destacou o líder setorial, ao arriscar. “Há muitos sistemas e ferramentas no mercado que ‘vendem’ adequação, mas todo esse processo não envolve somente tecnologia, é uma nova postura que deve ser adotada”.

    Pelo hábito e, portanto, facilidade de interpretar as legislações em razão de seu ofício, o contador pode vislumbrar uma grande oportunidade de negócios com a LGPD, de acordo com Lima. “Muitos empresários de contabilidade ainda estão retraídos, mas eles têm todas as condições de entender esse processo, adaptar o seu negócio e ainda auxiliar os seus clientes. Não como item já incluso no contrato, mas como um novo produto no portfólio”, disse.

    Assista em https://youtu.be/MjuSYKJHmHY?t=2807

    Ferramentas tecnológicas

    Vale a pena investir em tecnologia? Como mensurar o resultado? Ao buscar respostas para essas perguntas, o CEO da ConferIR, Maurício Tadeu de Luca, explicou que hoje o grande ativo para o empreendedor é o tempo. “Trata-se de um recurso democrático e cada vez mais escasso, por isso, temos que trabalhá-lo com inteligência para atingir o propósito de atender cada vez mais e melhor os nossos clientes”, afirmou o empresário contábil, ao ressaltar que faltam ainda cadeiras de tecnologia dentro dos empreendimentos contábeis.

    De acordo com o especialista, muitas ferramentas tecnológicas podem otimizar o trabalho de uma organização contábil, contudo, é fundamental que, antes de adquiri-las, o empresário faça um mapeamento das atividades para verificar os custos do escritório, considerando horas trabalhadas para cada cliente. “A implantação de softwares pode automatizar muitos processos manuais da empresa, deixando a parte analítica para a equipe”, afirmou o empresário contábil. “A partir daí o empresário pode tomar decisões de gestão como ou aumentar a sua lucratividade ou deixar o preço mais competitivo no mercado”, acrescentou.

    Assista em https://youtu.be/MjuSYKJHmHY?t=3678

    Ou se preferir assista na íntegra https://youtu.be/MjuSYKJHmHY 

    É NOTÍCIA? TÁ NO CONTNEWS.

    🔒 Patrocínio @faculdadefipecafi @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis

    🤩 REDES
    👉 Instagram: https://www.instagram.com/contabnatv/
    👉 Notícias via whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF
    👉 Canal no Telegram: https://t.me/contnews

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!