quinta-feira, outubro 21, 2021
Mais

    Contabilizando o sucesso: como a ciência contábil pode ser um grande instrumento de gestão?

    Que a contabilidade é imprescindível para uma empresa isso não há dúvida. Contudo, nos últimos anos, percebe-se que a ciência contábil vem conquistando espaços, desprendendo-se das percepções equivocadas ligadas apenas à burocracia e ao cumprimento de obrigações acessórias e assumindo seu papel efetivo de solução estratégica para o desenvolvimento das organizações.

    Aos poucos, a contabilidade gerencial tem se destacado pela eficácia em interpretar dados e números para dar suporte às tomadas de decisões com assertividade e segurança, em fornecer subsídios para mensuração de desempenho, para a alocação de recursos, para a criação de metas, realização de análises e projeções, ações que promovam o aumento da produtividade, a redução de custos e a potencialização do negócio. 

    Por muitos anos, o contador foi percebido pelo seu cliente como aquele que sempre trazia más notícias: informava sobre novos tributos, sobre Darfs para pagamento ou sobre alguma questão de fiscalização. Hoje, seu papel de parceiro estratégico dos negócios tem se sobressaído.

    Para alcançar esse patamar, o contador precisa dar o primeiro passo, mostrar para o seu cliente o real valor da ciência contábil para o desenvolvimento das empresas. Contudo, isso só acontece efetivamente quando o profissional contábil ultrapassa as fronteiras do ‘contabilês’ e consegue estabelecer uma comunicação eficiente, sem jargões técnicos, clara, de fácil entendimento e próxima do empreendedor. A mesma atitude vale para os relatórios: de nada adianta apresentar diversos dados e números e não explicar o que eles significam. Eles devem ser acessíveis, viabilizar o entendimento da situação econômica da empresa, trazer a compreensão sobre a produtividade e apontar caminhos para as tomadas de decisões.

    As diferenças entre as definições de preço e valor também devem ser consideradas. Enquanto preço diz respeito à quantia, a um número, o valor está ligado ao benefício que aquele produto ou serviço agrega. Quanto vale uma orientação para uma redução drástica da carga tributária da empresa? Ou a otimização de tempo e, portanto, ganho de qualidade de vida para o cliente? Ou uma dica que pode salvar ou transformar o negócio dele? Quando o valor da atuação do contador é realmente percebida, o preço passa pra segundo nas negociações.

    Tendo em vista que se trata se uma questão estratégica, que pode impactar na perda de clientes e prospectos ou alavancar o negócio, a precificação deve envolver diversas variáveis, como a quantidade de horas trabalhadas ou a margem de lucro esperada, e ser planejada com base no tripé: Custos, Concorrência e Valor Percebido.

    Com a casa arrumada, a empresa de contabilidade pode agregar a precificação ao seu portfólio e contribuir com mais um processo de gestão que induz o cliente ao sucesso do seu negócio.

    Equipe Contabilidade na TV

    O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 27 de julho e que debateu o tema: “Gerencial e Tributária: contabilizando sucesso!”.

    Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/TWU4s26Melg

    Ficha técnica do programa:

    Apresentação e mediação: 

    * Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

    * Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

    Participações:

    * Nilton Facci – professor da Universidade Estadual de Maringá

    * Gilmar Duarte da Silva – diretor do grupo Dygran

    🔒 Patrocínio @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis

    😉 *WHATSAPP NEWS*
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 *TELEGRAM*
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

    🤩 *FACEBOOK GRUPOS*
    👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
    👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

    🧞‍♂️ *SOCIAL MÍDIA*
    👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
    👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
    👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
    👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
    👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
    👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

    #dpe #delasparaelas #mulhercontadora #contabilidade #clientes #gerencialetributária #gestãotributária

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    1. Parabéns pelo belo texto que apresenta, mesmo resumidamente, as conversas sobre algumas contribuições da Ciência Contábil, especialmente a Contabilidade Gerencial e a Gestão Tributária, para a gestão empresarial.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!