quinta-feira, agosto 5, 2021
More

    Contabilidade consultiva, o futuro da atividade!

    De mal necessário a parceiro estratégico das empresas. O avanço gradual da tecnologia tem permitido ao contador atuar além da burocracia e da conformidade – que sempre demandaram muito tempo -, e se dedicar à consultoria, interpretação de dados, elaboração de diagnósticos, identificação de processos e recomendação de soluções ao empreendedor, dando a ele o suporte necessário para as tomadas de decisões.

    Muito tem se falado sobre o fim da atividade contábil. É fato que a apuração de tributos, pagamentos de Darfs, emissão de guias e outras tarefas burocráticas gradualmente estão sendo absorvidas pelas tecnologias, contudo, permanece e ganha cada vez mais espaço a essência da contabilidade, que extrapola a execução de processos operacionais e valoriza o apoio consultivo e estratégico às organizações. 

    A consultoria não está simplesmente relacionada a um esclarecimento de dúvidas ou a um atendimento diferenciado e humanizado, mas sim a um trabalho que tem começo, meio e fim, cuja finalidade é identificar fragilidades, fazer um afunilamento de todas as informações contábeis, financeiras, administrativas, legais e trabalhistas da empresa, para, a partir daí, apontar as necessidades e traçar soluções para o empreendimento.

    Essa confusão que acontece sobre o que é consultivo e o que é operacional acaba por contribuir para que o empresário não tenha a real dimensão do papel do contador para o seu negócio. Muitas vezes, inclusive, esse empreendedor acaba contratando um outro profissional para analisar as informações produzidas e conhecidas profundamente pelo contador, situação que inevitavelmente termina em frustração para quem não foi valorizado.

    Por isso é tão importante saber vender a contabilidade consultiva, mostrar para o cliente o valor agregado dela para o negócio. É fundamental hoje o contador ressignificar a sua atuação, adotar um novo posicionamento, mudar a maneira como conversa com o cliente sobre negócios, escutá-los, identificar as suas dores e necessidades a fundo, seja em curto, médio e longo prazos, e transformar-se efetivamente em conselheiro estratégico.

    Na sua essência, o exercício da contabilidade já pressupõe um aspecto consultivo, contudo, desde os bancos acadêmicos, o estudante de Ciências Contábeis é orientado para a produção da informação fiscal e atendimento aos fiscos. Resta ao contador correr atrás do prejuízo, buscar conhecimentos, estudar permanentemente e estar sempre atualizado com as dinâmicas de mercado.

    Os impactos da pandemia de COVID 19 nas empresas e na economia deram destaque a esse papel do contador. A cada medida provisória surgida ou nova legislação o profissional mostrou sua capacidade de interpretação e de apoio às empresas, sempre atuando para evitar sua falência e auxiliá-las a passar por esse período tão conturbado. E no pós-pandemia, essa relevância ficará ainda mais em evidência.

    O futuro da contabilidade, que já começou a ser traçado, exige essa mudança de mindset, demanda a atuação do contador como consultor, como parceiro das empresas. Seu conhecimento deve ser empregado muito além do atendimento às exigências legais, mas especialmente no desenvolvimento do negócio, no entendimento aprofundado e visão sobre todos os aspectos que envolvem a organização e apontamento de quais caminhos seguir.

    Equipe Contabilidade na TV

    O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 11 de maio e que debateu o tema: “Consultoria + Contabilidade: afinal, isso faz de fato sentido? Funciona mesmo?”.

    Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/I2GkGQxPjHs

    Ficha técnica do programa:

    Mediação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV e Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

    Participação: 

    *Catarina Amaral – Auditora e Consultora Contábil
    *Tamires Endringer – Co-founder e Diretora Executiva do Group Expertise and TEX BPO Finance

    😉 WHATSAPP NEWS
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 TELEGRAM
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria

    #ContabilidadenaTV #contabilidade #contadora #DPE #DelasParaElas #ContabilidadeConsultiva

    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!