quinta-feira, outubro 28, 2021
Mais

    Conselho de Contabilidade de São Paulo vê com preocupação a exclusão de cerca de 450 mil empresas do Simples Nacional

    Ainda com dificuldade de caixa, contribuintes notificados têm prazo de 30 dias para acertar as dívidas

    A Receita Federal está notificando cerca de 450 mil empresas enquadradas no Simples Nacional para que acertem suas dívidas no prazo de 30 dias após o recebimento do Termo de Exclusão, sob o risco de serem SUPRIMIDAS do sistema tributário. O total da dívida estimada pela Receita é de R$ 35 bilhões. Para o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), as penalidades podem dificultar ainda mais a retomada da economia.

    Segundo o CRCSP, as micro e pequenas empresas têm um papel importante na economia brasileira. Elas representam aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e são responsáveis por cerca de 50% dos empregos no país. Em decorrência da crise deflagrada pela pandemia, sofreram forte impacto econômico e perda de faturamento.

    “Não questionamos as regras da Receita Federal, mas estamos preocupados com o impacto que essa decisão terá na economia, pelo volume de empresas que serão afetadas. Essas empresas já vinham tendo muita dificuldade durante a pandemia e, por isso, entendemos que esse prazo de 30 dias poderia ser, no mínimo, prorrogado”, afirma o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

    Para Valentina, a importância desse universo de empresas justificaria até mesmo um indulto das dívidas. “Por tudo o que essas empresas vêm passando, esse é um momento que a Receita Federal poderia ser mais solidária e ajudar mais os empreendedores no sentido de propor melhores condições e benefícios e, por que não, até mesmo estudar uma anistia para essas empresas”, finaliza.

    Por Ink. Comunicação

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!