quinta-feira, agosto 5, 2021
More

    Conquiste sustentabilidade financeira para você e seus clientes!

    Fazer com que o dinheiro trabalhe por você é um sonho para muita gente, contudo, no Brasil, na prática, quando se fala em investimentos a maioria das pessoas acaba por investir em alternativas de pouco retorno financeiro, como a poupança. Como reverter esse quadro?  Qual o caminho para a sustentabilidade e a independência financeira? Como oferecer esse tipo de serviço ao seu cliente? 

    Tudo começa pela educação financeira, que significa não apenas reduzir gastos, economizar e poupar, mas também potencializar investimentos; não está simploriamente relacionada somente a planilhas e controles, mas especialmente ao comportamento, a uma postura que possibilita administrar recursos financeiros e traçar objetivos.

    Apesar desse cenário vir com tendência de melhora, as questões relacionadas a dinheiro ainda são tratadas como tabu no Brasil.  A educação financeira não é priorizada nas escolas, o que diz muito sobre o desconhecimento dos cidadãos sobre o assunto e esse comportamento da população reflete nos altos índices de inadimplência e endividamento no país. Isso somado em uma sociedade consumista, com uma memória cultural ligada a um cenário de alta inflação, confiscos e outras instabilidades econômicas. 

    Para não fazer parte dessa grande massa é preciso mudar o mindset sobre dinheiro: não é pecado buscar o lucro ou adotar estratégias de enriquecimento, ao contrário, se trata de almejar qualidade de vida, estabilidade e segurança. O genuíno motivador da educação financeira são os nossos objetivos de vida, nossos sonhos, e a metodologia DSOP, baseada nos pilares Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar, pode indicar o caminho para realizá-los com uma nova abordagem sobre o dinheiro.

    Para isso, é fundamental conhecer profundamente a dinâmica do mercado, estudar os investimentos disponíveis e os viáveis e, principalmente, alinhá-los aos seus objetivos de vida. Independentemente se o seu perfil é mais conservador ou agressivo, são essas metas que vão determinar onde você aloca os seus investimentos. De nada adianta, por exemplo, optar por um investimento de longo prazo se seu objetivo é uma viagem daqui a seis meses. Ao invés de lucro, haverá prejuízo! Na outra ponta, é essencial planejar os passos para a conquista: essa viagem é para onde? Para quando? Quanto de dinheiro vou precisar? Ou seja, com o caminho trilhado é mais fácil chegar ao destino, literal e metaforicamente.

    Agregue o planejamento financeiro ao seu portfólio!

    A amplitude do universo empreendedor contábil e a parceria estratégica da empresária (o) com o seu cliente permite que o planejamento financeiro e a assessoria de investimentos sejam agregados ao portfólio de produtos e serviços. Contudo, antes disso, é fundamental ser exemplo, fazer da sua vida um laboratório e ter sucesso, caso contrário, será difícil convencer qualquer um sobre suas habilidades para esse fim. Também não basta apenas conhecer sobre gestão financeira empresarial, é preciso entender o funcionamento do mundo dos investimentos, ter formação e buscar novos aprendizados.

    Existem crenças limitantes que impedem a empresária (o) a vislumbrar sua atuação em diversas áreas. Muitas vezes, um contador elabora um material com excelente qualidade, mas quem acaba traduzindo e oferecendo insights é um administrador ou um economista. Ora, somos cientistas da riqueza e da prosperidade, e temos esse poder de transformação, estamos dentro das empresas entendendo do negócio e criando estratégias de enriquecimento. Esse mundo também é nosso! O cenário vem mudando nos últimos anos e precisamos nos posicionar para conquistar essa tão merecida valorização.

    A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física pode ser uma grande porta de entrada para o exercício do planejador financeiro. Por intermédio desse trabalho é possível conhecer de forma mais aprofundada o seu cliente, entender o seu comportamento, como ele ganha, como investe e, dessa forma, identificar algum desequilíbrio ou alternativas para que ele reduza seus riscos ou potencialize seus lucros com os investimentos adequados para cada situação e, de acordo com seu perfil e objetivos de vida, montar uma carteira de investimentos e auxiliá-lo  na busca pela sustentabilidade financeira. 

    Como se vê, ao deter diversas informações do cliente e ter fácil acesso aos seus resultados, a empresa de contabilidade tem amplas condições de prestar um bom serviço de planejador financeiro.  Adentrando nesse mundo, seja como prestador de serviço ou como estudioso, é fundamental acompanhar de perto o mercado, estudar permanentemente e separar um tempo da semana para estudar o comportamento dos papeis. Não tem como aprender e se especializar nesta área se não realizar esse acompanhamento. 

    Equipe Contabilidade na TV

    Quer saber mais sobre esse nicho de mercado ou dicas de investimentos? O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa “Delas, Para Elas” realizado em 1 de junho e que debateu o tema: “Seu dinheiro trabalha por você? Como ter segurança financeira para voos mais altos”.

    Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/IuvT3bzarSQ

    Ficha técnica do programa:

    Apresentação e mediação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

    Mediação: Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

    Participação:

    Vânia Trindade – Vice-presidente Regional Norte da ABEFIN, Master em Educação Financeira e Investimentos, CEO e Fundadora da VSM Gestão Contábil

    🔒 Apoiadores @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis

    😉 WHATSAPP NEWS
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 TELEGRAM
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria

    #dpe #delasparaelas #empreendedorismofeminino #negociosrentaveis #educacaofinanceira #investimentos #rendapassiva #mulhercontadora

    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!