quarta-feira, janeiro 19, 2022
Mais

    Confiança do Comércio cresce e retorna a nível anterior ao da greve dos caminhoneiros

    O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas subiu 3,8 pontos em outubro, ao passar de 88,7 para 92,5 pontos, o maior valor desde maio de 2018 (92,6). Em médias móveis trimestrais, o indicador avançou 1,2 ponto depois de cinco quedas consecutivas.

    “Com a alta da confiança do comércio em outubro, o indicador retorna ao nível anterior ao da greve dos caminhoneiros sugerindo que o pior momento do setor começa a ficar para trás. A recuperação nos índices que medem a situação atual e as expectativas, reforçam o otimismo em relação a uma retomada das vendas. Apesar do bom resultado no mês, a continuidade e intensidade da recuperação do comércio ainda estão sujeitas a melhores resultados do mercado de trabalho e redução dos níveis de incerteza”, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio da FGV IBRE.

    A alta da confiança em outubro ocorreu em 11 dos 13 segmentos e foi influenciada tanto melhora da percepção dos empresários com relação a situação atual quanto pelas expectativas em relação aos próximos meses. Após cinco meses consecutivos sem resultados positivo, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 2,5 pontos para 88,2 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) registrou alta de 4,9 pontos, para 97,1 pontos, maior valor desde abril de 2018 (99,4 pontos).

    Confiança de Duráveis e Não Duráveis

    A primeira alta em cinco meses do ICOM em médias móveis trimestrais teve influência direta da melhora dos segmentos ligados a revenda de bens duráveis. Após acumular quedas entre maio e agosto, o ICOM de Duráveis avança pelo segundo mês consecutivo em médias móveis trimestrais. O resultado, no entanto, ainda se mantém 4,3 pontos abaixo do nível de maio (104,5), período anterior a greve dos caminhoneiros. Enquanto isso, o ICOM de Não Duráveis, que tinha apresentado ligeira recuperação em setembro, voltou a cair em outubro.

    A edição de setembro de 2018 coletou informações de 1.153 empresas entre os dias 3 e 24 deste mês.
    A próxima divulgação da Sondagem do Comércio ocorrerá em 25 de outubro de 2018.

    Confiança do Comércio cresce e retorna a nível anterior ao da greve dos caminhoneiros [PDF – 654KB]

    Por Portal FGV IBRE

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!