segunda-feira, novembro 29, 2021
Mais

    Competências necessárias para ser um profissional de recursos humanos de sucesso

    Com grande evidência para o departamento de RH nas companhias, o profissional dessa área se tornou uma peça chave na gestão de pessoas. Portanto, ele precisa de habilidades específicas para atuar com eficiência e trazer os melhores resultados para a empresa.

    O RH é responsável pelo recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, benefícios, avaliação de desempenho, retenção de talentos e outros assuntos inerentes ao capital humano da empresa.

    São muitas as responsabilidades, afinal, o profissional de recursos humanos precisa assegurar que os colaboradores atuem alinhados à missão, visão e valores da companhia.

    Habilidades essenciais para ser um profissional de RH de sucesso

    Nos tempos atuais, as empresas estão cada vez mais preocupadas em ter um ambiente de trabalho humanizado. Entende-se que os funcionários não são apenas uma força de trabalho como antigamente, mas sim, a base de um negócio bem sucedido.

    Os colaboradores não só atendem às demandas produtivas, como ajudam a empresa evoluir  com sua participação ativa. Portanto, o RH tem a função de traçar estratégias que tragam qualidade de vida ao trabalhador e também, promovam espaço de crescimento para os mesmos.

    As principais  competências para ser um profissional de recursos humanos de sucesso são:

    Visão estratégica

    O RH é uma área estratégica, por isso, o profissional precisa ter uma visão bastante ampla de todo o funcionamento da empresa e entender o que realmente ela precisa para se desenvolver mais.

    Não se trata somente de fazer uma contratação correta, mas sim, de buscar soluções para melhorar o desempenho de todo o time. Para isso, é necessário que ele colha dados diários, encontre falhas e apresente soluções.

    O foco é sempre aumentar a produtividade da empresa e melhorar os lucros. Por isso, ele é a peça chave na contratação e retenção de talentos que fazem a diferença no negócio.

    A visão estratégica também é importante para avaliar as competências comportamentais necessárias para a cultura da organização.

    Capacidade de gerenciar riscos

    O profissional de RH gerencia riscos a todo momento e em diversas situações. Uma delas é na contratação equivocada, onde o colaborador pode não estar alinhado com a visão da empresa e com isso, comprometer a produtividade do negócio.

    Outra forma, é a abstenção de funcionários promovendo um desfalque nos setores da empresa. E por fim, a desistência do trabalhador após um longo tempo de treinamento destinado a ele.

    Todas essas situações exigem agilidade do profissional de RH para encontrar uma solução e evitar atrasos na agenda de trabalho da empresa.

    Garantir que os regulamentos internos sejam cumpridos

    É competência dos profissionais do RH assegurar o gerenciamento  dos regulamentos internos, eles preveem todos os  direitos dos trabalhadores e o cumprimento de protocolos empresariais.

    Nessas diretrizes estão inclusas as normas de segurança, regras de trabalho, informações confidenciais e outros processos exigidos dentro da companhia.

    Habilidade comunicativa

    É importante que os profissionais de RH saiba falar de maneira clara e objetiva, afinal, ele precisa passar todas as informações necessárias da empresa aos futuros colaboradores. Explicar de fato o que a companhia espera deles.

    Bem como, é necessário definir os objetivos, distribuir tarefas e passar conhecimento aos funcionários.

    Saber se comunicar é um diferencial para coordenar melhor o trabalho do setor e certamente, será uma característica valorizada nas empresas.

    Agilidade na tomada decisão

    A capacidade de tomar decisões rápidas é uma qualidade fundamental nos profissionais de RH em diversas etapas de trabalho. 

    Em um processo de recrutamento, entre os vários candidatos, o profissional deve eleger aquele talento adequado para a função e que tenha uma visão e valores semelhantes aos da empresa.

    Identificar a melhor opção rapidamente requer estratégia e intuição, é justamente essa a competência necessária para um profissional de recursos humanos de sucesso.

    O setor de recursos humanos está em ação constante, em meio a uma crise, ele deve agir para encontrar uma maneira eficiente de conseguir manter o quadro de funcionários ou até mesmo, fazer escolhas difíceis.

    Por Fabio Favari

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!