quinta-feira, dezembro 2, 2021
Mais

    Comitê que debate o futuro do trabalho faz segunda reunião

    No encontro, realizado na sede do Ministério do Trabalho na terça-feira (2), foram apresentados diagnósticos setoriais sobre o impacto das novas tecnologias nos setores de Indústria, Comércio e Serviços

    A segunda reunião do Comitê de Estudos Avançados sobre o Futuro do Trabalho foi realizada na terça-feira (2), em Brasília. Durante o encontro foram apresentados diagnósticos setoriais sobre o impacto das novas tecnologias nos setores de Indústria, Comércio e Serviços.

    Criado em setembro pelo Ministério do Trabalho, o Comitê tem o objetivo de discutir e propor formas de proteção ao emprego diante do avanço da automação. É formado por representantes do governo, do Judiciário, do meio acadêmico e de entidades de classe (de empregados e empregadores).

    As apresentações desse segundo encontro foram realizadas pelos representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Eduardo Rezende; do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clóvis Scherer; da Confederação Nacional da Indústria (CNI), João Emílio; e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Luiz Eduardo Leão.

    “A reunião foi muito produtiva, com apresentação de um material riquíssimo de diagnóstico de importantes setores da economia nacional”, destacou o desembargador José Eduardo, um dos coordenadores do Comitê. A próxima reunião do grupo será realizada dia 30 de outubro, em Brasília, e abordará os impactos sociais das novas tecnologias.

    Audiências públicas – O próximo passo do Comitê será a realização dos encontros regionais. Nos meses de outubro e novembro estão previstas audiências públicas nas cidades de Florianópolis (16/10), São Paulo (25/10), e Recife (6/11) para abordar temas relacionados à Inteligência Artificial, Indústria 4.0 e Economia Compartilhada.

    As audiências públicas estaduais não são o único canal pelo qual o Ministério do Trabalho recebe contribuições dos brasileiros sobre o futuro do trabalho. O diálogo direto com a população também se dá por meio de uma consulta pública, realizada pelo e-mail institucional [email protected].

    Foram delimitados três assuntos que deverão ser abordados na consulta pública: presença das novas tecnologias nas atividades econômicas, impacto dessas tecnologias no mercado de trabalho e políticas públicas que promovam a inclusão de trabalhadores no processo de transformação.

    As propostas serão analisadas pelo comitê, e o resultado será compilado e apresentado ao Conselho Nacional do Trabalho (CNT). A expectativa é de que o relatório final, consolidando as informações das reuniões do Comitê, das audiências públicas presenciais e do e-mail institucional, seja finalizado em 23 de novembro.

    Estudos avançados – Em seu primeiro encontro, realizado em 18 de setembro, o Comitê apresentou um diagnóstico geral sobre o impacto das novas tecnologias no futuro do trabalho no Brasil. Foram apresentados estudos e trabalhos técnicos sobre a evolução do trabalho e seus desafios futuros. Participaram das apresentações o Dieese, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Observatório Nacional do Mercado de Trabalho e CNI.

    Os estudos e trabalhos técnicos apresentados foram os seguintes: Inovação Tecnológica e Emprego (CNI), O Contexto da Agenda do Futuro do Trabalho Proposta pela OIT (Dieese), Novas Tecnologias na América Latina (Observatório Nacional do Mercado de Trabalho), A Inserção das Novas Tecnologias nos Processos de Trabalho (Ipea) e A Economia Digital e o Futuro do Trabalho no Brasil (Ipea).

    Por Indiara Oliveira / Ministério do Trabalho

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!