terça-feira, janeiro 18, 2022
Mais

    Começou a funcionar o AntecipaGov

    Os fornecedores que têm contratos ativos com órgãos da Administração Pública Federal já podem solicitar a antecipação de crédito

    Os fornecedores que têm contratos ativos com órgãos da Administração Pública Federal já podem solicitar a antecipação de crédito no valor máximo de 70% do que ainda têm a receber. Nesta segunda-feira (8), começou a funcionar o AntecipaGov, programa de antecipação de recebíveis do Governo Federal.

    O valor dos contratos vigentes celebrados com órgãos da Administração Pública Federal que utilizam a plataforma Comprasnet é de aproximadamente R$ 65 bilhões. Se todos os fornecedores solicitassem a antecipação máxima de créditos, cerca de R$ 45 bilhões seriam injetados na economia.

    “Esta é uma iniciativa que pode restaurar a saúde financeira de muitas empresas que sofreram perdas devido à Covid-19”, afirmou Caio Mario Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia. “Sabemos que as micro e pequenas empresas são mais vulneráveis às oscilações econômicas e esperamos que esta modalidade de antecipação de créditos as auxilie neste momento”, reiterou o secretário, apontando as principais qualidades do programa: “As operações de crédito acontecem de maneira ágil, inovadora, transparente e segura”.

    Na prática, o AntecipaGov permite que fornecedores utilizem os contratos administrativos como garantia para fazer empréstimos e financiamentos em instituições financeiras credenciadas pelo Ministério da Economia. Até o momento, 11 instituições financeiras estão credenciadas e podem oferecer empréstimos por intermédio do programa. Dessas 11, duas são gestoras de plataformas de crédito, que congregam, cada uma, dezenas de instituições.

    Com informações do Ministério da Economia

    Por Gov.br

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!