terça-feira, janeiro 18, 2022
Mais

    CFC apresenta proposta sobre novo Código Comercial

    08/12 – RP1 Comunicação Brasília

    Documento será entregue ao presidente e ao relator da comissão especial da Câmara que discute o projeto de lei 
    3
    O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) vem acompanhando, desde 2012, a tramitação do Projeto de Lei 1572/2011, que institui o novo Código Comercial. A entidade preparou um documento com considerações sobre o texto que está tramitando na Câmara dos Deputados. O principal objetivo é garantir a prerrogativa do CFC como órgão normatizador da contabilidade brasileira. As sugestões serão entregues ao presidente da comissão especial que analisa o projeto, deputado Laércio Oliveira (SD-SE), e para o relator, José Francisco Paes Landim (PTB-PI), durante a edição de dezembro do Projeto Quintas do Saber, nesta quarta-feira (9). 
    O Código Comercial vigente é de 1850 e não contempla as transformações vividas pela sociedade e pela área. Desde 2002, boa parte do direito comercial, como hoje o código é conhecido, é regido pelo Código Civil Brasileiro, e apenas as leis aplicadas ao direito marítimo ainda estão vigentes. Segundo o autor do projeto, deputado Vicente Cândido (PT-SP), contudo, isso não significa que código comercial contemple as necessidades dessa área. De acordo com Laércio Oliveira, os objetivos do texto são desburocratizar, baratear custo, aumentar segurança jurídica e fomentar o ambiente de negócios brasileiro. 
    A proposta a ser apresentada pelo CFC sugere alterações em 23 artigos, que na maior parte aponta apenas adequação de redação para que o novo código respeite as legislações já aprovadas e em vigor. “Nossa maior preocupação é que o código respeite as regras já existentes, reconheça o papel normatizador do CFC e, de fato, abranja a modernização pela qual passou a contabilidade”, afirma o conselheiro do CFC João Altair Caetano dos Santos, integrante da comissão do Conselho para Estudo e Acompanhamento da Aprovação do Novo Código Comercial Brasileiro (CEAANCCB). 
    O projeto Quintas do Saber deste mês debaterá o novo Código Comercial, e além dos deputados Laércio de Oliveira e José Francisco Paes Landim participarão o conselheiro João Altair dos Santos e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC e coordenador da CEAANCCB, Zulmir Breda. O evento ocorre nesta quarta-feira (9), às 15 h, na sede do CFC em Brasília. 
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!