quarta-feira, janeiro 19, 2022
Mais

    BC anuncia revisão dos prazos e montantes praticados nos leilões regulares de operações compromissadas com títulos públicos federais

    No contexto das medidas tomadas para enfrentamento dos impactos econômicos provocados pela pandemia de Covid-19, o Banco Central decidiu revisar os montantes e prazos praticados em suas operações compromissadas com títulos públicos federais. A medida visa adaptar os instrumentos de atuação do Banco Central no mercado aberto às mudanças nos condicionantes da demanda por liquidez no mercado de reservas bancárias, que tem se concentrado, por questões conjunturais, em instrumentos de curto prazo.

    Para a realização do leilão de rolagem da operação compromissada com vencimento em 29 de outubro de 2020, com valor financeiro de retorno estimado em R$981 bilhões, será fixado o limite máximo de R$600 bilhões para o montante total a ser aceito pelo Banco Central, permanecendo inalteradas as demais condições do referido leilão.

    Adicionalmente, serão revistas a frequência, os prazos e os montantes dos leilões para a contratação de operações compromissadas com livre movimentação de títulos. Os leilões de operações compromissadas de um dia útil de prazo, seguirão sendo realizados sem alterações.

    Ressalte-se, por fim, que tais alterações buscam o aperfeiçoamento da administração da liquidez bancária frente aos desafios impostos pela disseminação da Covid-19; alinham-se com ações tomadas pela Secretaria do Tesouro Nacional em função da conjuntura; e reforçam o cumprimento do objetivo de manutenção da taxa Selic em linha com a meta de juros definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

    Por Banco Central do Brasil

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!