segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    Barômetros Econômicos Globais sinalizam início de retomada

    Os Barômetros Globais Coincidente e Antecedente da Economia sobem pela segunda vez consecutiva em julho sinalizando uma retomada gradual da economia mundial. Embora os números comecem a se distanciar do pior momento da crise, o cenário é ainda de grande incerteza, tanto no front econômico quanto no da saúde.

    O Barômetro Global Coincidente subiu 22,6 pontos em julho na comparação com o mês anterior, ao passar de 50,4 pontos para 73,0 pontos. O Barômetro Global Antecedente subiu 23,7 pontos, de 45,7 pontos para 69,3 pontos. Ambos os indicadores avançaram com melhora do ambiente econômico nas três regiões pesquisadas. A região da Ásia & Pacífico e África exerceu a maior influência para a alta do indicador Coincidente e o Hemisfério Ocidental para o indicador Antecedente.

    “O avanço dos barômetros globais antecedente e coincidente em julho foi disseminado entre regiões e setores, em linha com os principais indicadores relacionados ao nível de atividade econômica na grande maioria dos países. Ao menos por enquanto, o efeito da retomada dos processos produtivos e serviços nas expectativas é claramente positivo, impulsionado por uma série de medidas de estímulos adotadas pelos governos nacionais. Porém, a continuidade dessa retomada ainda está condicionada a um grau elevado de incerteza sobre um eventual recrudescimento dos efeitos da pandemia em função do próprio processo de reabertura.”, avalia Paulo Picchetti, pesquisador da FGV IBRE.

    Barômetro Coincidente – regiões e setores

    Após a segunda alta consecutiva, o Barômetro Coincidente recupera, no bimestre junho-julho, 58% das perdas ocorridas de março a maio. A maior contribuição para a alta de 22,6 pontos no mês foi dada pela região da Ásia, Pacífico e África (12,9 pontos). A segunda maior contribuição, de 7,1 pontos, foi dada pelo Hemisfério Ocidental (América do Norte, América Latina e Caribe). A Europa, por sua vez contribuiu em 2,6 para o resultado final. O gráfico no press release ilustra a contribuição de cada região para a distância do Barômetro Coincidente em relação ao nível médio histórico de 100 pontos.

    Em termos setoriais, este é o primeiro mês desde o início da pandemia em que há evolução positiva em todos os setores. As maiores contribuições para o aumento do Barômetro Coincidente Global no mês vieram novamente da Indústria, seguida pelo conjunto de variáveis que refletem a evolução das economias em nível mais agregado (Desenvolvimento Econômico Geral). O setor de Serviços, Comércio e Construção contribuíram modestamente para o resultado.

    Barômetro Antecedente – regiões e setores

    O Barômetro Antecedente Global antecipa os ciclos das taxas de crescimento mundial entre três a seis meses. Todas as regiões contribuíram para a alta do indicador em julho, com a região do Hemisfério Ocidental sendo responsável por quase 60% da evolução mensal. O aumento do otimismo com a recuperação da economia levou o indicador da região a contribuir com 14,0 pontos para a alta de 23,7 pontos do Barômetro Antecedente em julho. O Barômetro Antecedente da Europa contribuiu com 8,9 pontos, enquanto a região da Ásia, Pacífico e África contribuiu com 0,8 ponto para o indicador global, possivelmente refletindo a preocupação com uma possível segunda onda de covid-19.

    Todos os indicadores setoriais contribuíram de forma positiva para o resultado, com as variáveis ligadas ao Desenvolvimento Econômico Geral exercendo maior influência no Barômetro Antecedente. A Indústria exerceu a segunda maior influência, enquanto os demais setores contribuíram de forma menos relevante para o aumento do indicador geral.

    Por Portal IBRE FGV
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!