quinta-feira, agosto 5, 2021
More

    Ataque os problemas fiscais antes de ocorrerem

    26/08 – Carla Lidiane Müller para Notícias Contábeis do Contabilidade na TV*
    1 76
    Manter-se sempre atento as rotinas fiscais das empresas é algo extremamente estressante e complexo. O profissional da área tributária precisa trabalhar praticamente como um agente fiscal para garantir que tudo esteja em ordem nas empresas que são verificadas.
    Isso infelizmente se faz necessário pois podem ocorrer incidentes, que não necessariamente são ocasionados por má fé, e sim por simples desconhecimentos das regras tributárias por parte das empresas. Então no âmbito tributário é sempre necessário atacar os problemas fiscais antes de ocorrerem, ou seja, na fonte.
    O empresário precisa se colocar na posição de agente fiscalizador também, para garantir não só a segurança tributária da sua empresa, mas também jurídica e financeira.
    Outras vantagens podem ser apontadas ao ajudar a fazer esse controle, como redução de custos, controlar melhor o controle de formação de preço de venda, bem como conhecer melhor suas margens de lucro, e outras vantagens muito mais econômicas para sua empresa.
    Isso porque dentro do âmbito tributário, a carga tributária é extremamente agressiva ao bolso do contribuinte, e se atentar a carga tributária aplicada nas compras e vendas da empresa é muitas vezes mais importante no nosso cenário econômico atual que só se queixar dos impostos, o que infelizmente já é tradição para muitos empreendedores.
    Seja você a fonte de mudanças na sua empresa, participe junto com o apoio da sua contabilidade das escolhas do futuro da sua empresa, elabore um plano de negócios, fiscalize, cumpra e faça cumprir essas metas estipuladas.
    Possuir um negócio próprio agrega um combo de responsabilidades e de habilidades que muitas vezes o empresário pode não estar preparado, mas é necessário ir atrás desses conhecimentos e assumir as responsabilidades necessárias, sejam elas boas ou não, para garantir o futuro saudável da empresa.
    Portanto a palavra-chave é “atacar”, veja os problemas antes de eles baterem a sua porta como a figura de um fiscal da fazenda.
    O empresário não precisa fazer todas essas tarefas sozinho e manualmente, por isso é importante sempre pensar no uso de ferramentas para facilitar essa gestão, existem muitos softwares flexíveis e de fácil implantação para ajudar na gestão tributária, e ajudarão a sua empresa não só a ter mais facilidade, como também a se destacar ante as suas concorrentes. Pois sabemos que a boa administração tributária, quando feita de forma legal, só trará benefícios a empresa que nela se amparar.
    *Carla Lidiane Müller – Bacharel em Ciências Contábeis, cursando MBA em Direito Tributário. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016.
    Carla
    Carla Lidiane Müller
    Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016.

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!