terça-feira, agosto 3, 2021
More

    Afinal, qual é o papel do marketing para as empresas contábeis?

    Até pouco tempo atrás, o boca a boca reinava absoluto como forma de divulgação de serviços contábeis. Hoje, certamente ainda é uma forma legítima e eficaz, contudo, as constantes transformações do mundo moderno, especialmente em virtude da globalização e da massificação da internet, trouxeram formatos mais eficazes e adequados a este novo cenário, fazendo do Marketing um instrumento fundamental no alinhamento do time ao propósito da marca, para conquistar novas audiências e fidelização de clientes.

    Marketing é o processo de planejamento de ações focadas na geração de valor sobre uma marca, produto ou um serviço, um pensamento estratégico que dá sustentação a todas as iniciativas que visem o crescimento e o aumento de vendas da empresa. Antes de tudo é importante destacar que o ‘como fazer’ é uma última estrutura de um plano de comunicação, e ela se revela após as definições do ‘por quê fazer’, e ‘para quem fazer’. Independente do tamanho da empresa é importante conhecer a fundo o negócio e o mercado em que o escritório está inserido, estudar a concorrência, definir o público-alvo, entender suas dores e necessidades, criar um persona – que representa o perfil do cliente relevante e embasa as estratégias de comunicação – e estabelecer as metas a serem alcançadas.

    A primeira impressão é a que fica? Há muito de verdade neste ditado popular! Despertar a atenção do consumidor, transmitir identificação e confiança é um grande desafio. A identidade visual – que deve estar alinhada ao posicionamento da empresa e ao público-alvo – é peça-chave e pontapé inicial deste contexto. Sua criação vem antes de qualquer ação de Marketing e considera elementos visuais, frases, logo, cores e tipografias que padronizam e passam a representar a marca.

    A partir daí, o website corporativo é a porta de entrada de uma empresa no universo digital, tendo em vista que as redes sociais são espaços privados e o seu conteúdo pertence aos seus desenvolvedores. Se houver tempo, dinheiro e disposição para apenas um canal na internet, invista no endereço eletrônico, pois tudo começa a partir dele. Trata-se do seu fundamento, da âncora da sua presença digital. Apesar de outros meios, essa ainda é a maneira mais simples de ser encontrado de forma on-line, afinal, hoje a principal ferramenta de busca é o Google. Somado a isso, um Marketing Digital bem feito leva em consideração a jornada do consumidor, sua intenção de compra e comportamento, cenário que tem o site como ambiente principal.

    Diante de tantas opções e do dinamismo de surgimento, transformação e desaparecimento das redes sociais, optar quais priorizar e manter a presença digital da sua empresa pode não ser uma tarefa fácil. Para chegar a alguma conclusão é preciso entender o funcionamento de cada uma, saber onde está a maior parte do público e ter bem claro os seus objetivos de mídia. Contudo, é consenso entre os especialistas em Marketing que estar no Instagram é fundamental, não apenas pela sua quantidade de usuários, que já ultrapassa um bilhão, mas pela reputação da marca e pela curva de crescimento da rede.

    No Instagram, algumas estratégias são fundamentais, como trabalhar a BIO e buscar posicionar a sua empresa em poucas palavras; abusar dos destaques dos stories e trazer um histórico, contatos e questões importantes para o negócio; ter frequência e buscar aumentá-la com o tempo; e produzir conteúdo relevante. O universo contábil agrega muitas informações, atualizações legislativas e novidades setoriais que podem ser um repositório para a criação de bons conteúdos. Seja uma autoridade na área contábil!

    Por fim, é importante ressaltar que, via de regra, o empresário contábil dedica grande parte do seu tempo para as questões técnicas e operacionais, entretanto, não se pode negligenciar jamais a parte de gestão do negócio, onde se insere o Marketing. O dono precisa ter um olhar 360 graus, visão estratégica e saber um pouco de tudo para saber que caminho trilhar. A partir daí, pode contar com um colaborador da área, parceiros ou consultorias especializadas para dar vida às ações.

    Equipe Contabilidade na TV

    O conteúdo deste texto foi extraído do debate promovido pelo Programa Delas, Para Elas”, realizado em 15 de junho e que debateu o tema: Marketing para Contabilidades: ações práticas para fortalecer sua marca e seus resultados”.

    Assista a íntegra do bate-papo em: https://youtu.be/vDW-1P-3ovY

    Ficha técnica do programa:

    Apresentação e mediação: Magda Battiston, jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV.

    Mediação: Ana Meneguini, criadora da ITM, Estratégia de Marca & Cultura para Diferenciação Competitiva

    Participações:

    * Maria Carolina Mochdeci – Head Marketing G-Click

    * Tamara Ambrosi – CEO da doPaoG

    🔒 Apoiadores @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis

    😉 WHATSAPP NEWS
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 TELEGRAM
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria

    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!