segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    A abertura de mercado para profissionais contábeis

    Os profissionais da área contábil tem várias possibilidades de ramos a seguir depois de formados, pois são inúmeras as áreas de atuação que essa profissão pode exercer.

    O contador pode atuar como responsável técnico em áreas como auditoria, consultoria, atuando em empresas ou escritórios de contabilidade como analista, assessor, assistente, auditor interno ou externo, conselheiro, consultor, controller, perito, enfim a lista é imensa.

    Prestar concurso público na área de contabilidade também pode ser uma boa oportunidade para quem se interessa por contabilidade pública, podendo atuar como contador, auditor fiscal, analista judiciário com especialidade em contabilidade, analista de projetos na área econômica e financeira, entre várias outras possibilidades. Normalmente é a boa remuneração e benefícios que atraem o profissional contábil a almejar um cargo público, mas atuar nessa área trará um grande conhecimento ao profissional contábil, entretanto assim como várias outras áreas, a carreira pública requer uma constante reciclagem profissional, devendo o profissional se dedicar a melhorar e expandir cada vez mais o seu nível de conhecimento para evitar erros nas rotinas de trabalho.

    As atividades que um profissional da contabilidade pode exercer são muitas, seja na área pública ou privada, seja de forma autônoma, como empresário contábil, como professor, como colaborador de um escritório de contabilidade, ou dentro de empresas de outros ramos.

    Os profissionais da área contábil raramente ficarão sem emprego, pois é uma profissão necessária a todos os negócios e para todas as empresas independente de seu porte. Também pelo fato de a contabilidade ter diversos campos de atuação, o mercado para o contador é muito abrangente, permitindo que ele atue em diversos campos da contabilidade como em auditoria contábil, ou perícia contábil, consultoria financeira e contábil são ramos bem remunerados, mas que necessitam de constante atualização profissional.

    Tentar descobrir qual a área que mais você se identifica dentro da contabilidade pode parecer difícil em um primeiro momento, pois muito dependerá do contato que você tem com essa área e se sente satisfação trabalhando nela ou não. Certamente o que mais importa nessa escolha é que sempre será necessária a atualização profissional.

    Carla Lidiane Müller
    Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA em Direito Tributário, cursando especialização em Contabilidade e Gestão de Tributos. Trabalha na SCI Sistemas Contábeis como Analista de Negócios e é articulista do Blog Contabilidade na TV desde 2016.

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!