sábado, janeiro 15, 2022
Mais

    85% dos empregadores acham muito mais difícil recrutar pessoas com deficiência

    Sites de emprego e indicações são apontados como melhores ferramentas para encontrar esses profissionais

    Pesquisa realizada pela Catho em parceria com a i.Social, a ABRH Brasil e a ABRH-SP, mostra que 85% dos recrutadores consideram muito mais difícil encontrar pessoas com deficiência para preencher as vagas quando comparado aos demais processos seletivos, mostrando que a inclusão destes profissionais no mercado de trabalho ainda é um grande desafio – para ambas as partes.

    1 354

    Os recrutadores costumam buscar candidatos em sites de emprego (21,92%) e por indicações (21,42%) e a Catho auxilia neste processo seletivo, já que todas as suas vagas estão abertas para candidatos PCDs, mesmo às não exclusivas, e o acesso é gratuito.

    “Nós oferecemos esse serviço gratuito aos candidatos porque queremos facilitar o ingresso dessas pessoas no competitivo mercado de trabalho e também porque a Catho acredita que existe a vaga certa para o profissional certo, e isso vai além da Lei de Cotas ou vagas exclusivas”, afirma Luana Marley, supervisora de assessoria de carreira da Catho.

    A maior dificuldade para o RH, segundo o estudo, é a baixa qualificação de profissionais com deficiência (19%), a falta de acessibilidade (15%) e resistência dos gestores (14%). “A baixa escolaridade não é exatamente uma realidade. A pesquisa mostra que 34% dos respondentes têm formação superior, incluindo mestrado, 23% estão cursando ou tem superior incompleto e 32% têm o ensino médio completo”, ressalta Luana. “A verdade é que ainda há muita desinformação neste mercado e falta uma política mais inclusiva nas empresas”, conclui.

    1 355

    Sobre a Pesquisa:
    Foram entrevistadas 1.091, entre pessoas que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, 117 executivos e 1.240 recrutadores. O levantamento foi realizado entre julho e setembro de 2017.

    Como utilizar gratuidade PcD
    A Catho tem o objetivo de ser a ligação entre empresas e candidatos com deficiência, ampliando as possibilidades de contato. Para acessar à Catho gratuitamente, as pessoas com deficiência devem preencher o formulário de cadastro em http://www.catho.com.br/pcd/, e anexar o documento que ateste qual deficiência que o candidato possui. O arquivo pode ser um laudo médico ou uma Certificação de Reabilitação Profissional emitido pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

    A Catho fará uma verificação das informações para validar o perfil do candidato e disponibilizá-lo para consulta por profissionais de Recursos Humanos. Além de ficar visível para milhares de empresas que já utilizam o site, os profissionais conseguem ter acesso a todas as vagas anunciadas.

    Por Join+Us

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!