segunda-feira, janeiro 17, 2022
Mais

    64% dos brasileiros preferem gerenciar seu pequeno negócio online por conta própria, enquanto nos EUA esse número chega a 79%

    11/01 – BRSA – Branding and Sales

    1 269

    De acordo com uma pesquisa global inédita realizada pela GoDaddy, maior plataforma de cloud dedicada a pequenos negócios e empreendimentos independentes, com cerca de 7 mil participantes (2.500 proprietários de pequenas empresas), em 11 países em agosto de 2016, o empreendedor brasileiro demonstra maior otimismo com relação ao seu pequeno negócio, se comparado ao americano. No Brasil, 39% dos participantes acreditam que seus negócios vão crescer rapidamente, em pelo menos 50% em 3 a 5 anos, enquanto apenas 19% dos respondentes dos Estados Unidos possuem a mesma crença. Em contrapartida, 41% deles acreditam que seus pequenos empreendimentos continuarão do mesmo tamanho nos próximos 3 a 5 anos, enquanto no Brasil, apenas 10% concordam com isso.
    Pode-se especular que nos Estados Unidos o empreendedorismo é incentivado e faz parte da cultura do país, sendo uma opção de carreira encarada com relativa simplicidade há algum tempo. Isso faz com que as pessoas já estejam acostumadas com a ideia de ter seu próprio negócio e o boom de empreendedorismo já passou, fazendo com que o mercado seja mais maduro e estável, sem grandes variações de crescimento ou encolhimento. No Brasil, o empreendedorismo está em tempos de expansão, vivendo um momento de explosão que pode levar a ter perspectivas gerais positivas.
    Além disso, os empreendedores americanos demonstram intenções de começar seu próprio negócio logo no início de suas carreiras, principalmente quando se trata da Geração Y: 32% dos pequenos empreendedores dessa geração nos Estados Unidos afirmaram que decidiram empreender enquanto ainda eram estudantes. Isso reforça a ideia de que lá a cultura do empreendedorismo é mais disseminada e popular quando se comparada ao Brasil, onde apenas 11% dos respondentes da Geração Y afirmaram ter decidido abrir seu próprio negócio quando ainda estudavam.
    Em termos gerais, no entanto, e levando-se em consideração os desafios trazidos pela crise, vimos um aumento dos empreendedores por necessidade em ambos os países, ou seja, aqueles que apostaram no empreendedorismo pois perderam seus empregos. De fato, 19% dos proprietários de pequenas empresas brasileiras que participaram da pesquisa disseram que começaram seus negócios depois de serem despedidos de seus empregos fixos, enquanto 25% dos americanos fizeram a mesma coisa.
    Com relação ao modelo de negócios, os respondentes de ambos os países demonstraram admiração pelo criador do Facebook, Mark Zuckerberg: 38% dos participantes brasileiros o consideram o melhor modelo de negócios a seguir e 27% dos americanos concordam. Porém, ambas nacionalidades veem que a maior inspiração vem de casa: 41% dos brasileiros consideram seus pais como exemplos para seguir e 39% dos americanos compartilham dessa opinião.
    Conhecimentos tecnológicos
    Apesar de estarmos cada vez mais confiantes no uso de novas tecnologias, os Estados Unidos ainda estão um pouco a frente: 79% dos americanos preferem gerenciar seu negócio online por conta própria, contra 64% dos brasileiros.
    Ainda nos Estados Unidos, quando separados por geração, a Geração Y demonstra altos níveis de confiança (82%), como esperado, mas a Geração X sai na dianteira, com 83% preferindo gerenciar seu negócio online por conta própria. No Brasil, a Geração Y fica com a posição de mais confiante tecnológico: 71% prefere gerenciar por conta própria, porém, a Geração X não fica muito atrás com 69% concordando com a prática. Quando considerados os Baby Boomers, no entanto, os americanos estão na liderança: 74% dos respondentes desse grupo afirmaram preferir gerenciar suas presenças online por conta própria, enquanto no Brasil, 51% dos Baby Boomers concordaram.
    A pesquisa “Future of Work” foi conduzida pela GoDaddy e Morar Research em agosto de 2016. Participaram cerca de 7 mil respondentes, 2.500 operadores de pequenas empresas, em 11 países (Austrália, Brasil, China, Canadá, Hong Kong, Índia, México, Estados Unidos, Reino Unido, Turquia e Cingapura).

    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img
    ×

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!