terça-feira, agosto 3, 2021
More

    50 edições de conteúdo e aprendizado

    Nesta quarta-feira, 16 de junho, o CONTNEWS chegou à 50ª edição reunindo lideranças e dirigentes do setor contábil, parceiros e os já tradicionais especialistas para traçar um panorama do atual momento da Contabilidade e trazer dicas para o dia a dia das empresas e dos profissionais.

    A jornalista e produtora executiva do Portal Contabilidade na TV, Magda Battiston, comandou o bate-papo com os presidentes do Conselho Federal de Contabilidade e do SESCON-SP, respectivamente, Zulmir Breda e Reynaldo Lima Jr., o especialista em Terceiro Setor e sócio da Audisa, Ricardo Monello, o CEO da Omie, Marcelo Lombardo, a consultora da SCI Sistemas, Carla Muller, e o coordenador Geral de Governo Digital Trabalhista, João Paulo Ferreira Machado.

    Cenário contábil e Exame de Suficiência

    O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda, trouxe boas notícias para o público do CONTNEWS. Segundo dados da Receita Federal do Brasil, o setor empresarial contábil foi pouco afetado em 2020 pela pandemia de COVID-19, indo na contramão de outros setores. “Tivemos uma queda plausível, de 16% do faturamento, tendo em vista o momento mundial de crise”, disse o líder setorial, ao enfatizar que essa redução de faturamento aconteceu de forma segmentada, em escritórios de grande porte, com mais de 1,8 milhão por ano. “Em empresas de pequeno porte houve aumento”, acrescentou. O dirigente corroborou esse bom cenário com outro dado: enquanto surgiram quase seis mil empresas de contabilidade, apenas duas mil fecharam as portas no ano passado. “Isso mostra que o nosso segmento abriu oportunidades de trabalho e teve as demandas aumentadas”. 

    Breda falou ainda do Exame de Suficiência, que terá uma nova edição no próximo dia 27 de junho. Segundo ele, a média nas provas é de cerca de 30%. “Esse baixo índice, média dos exames da década, reflete o descuido com a educação no Brasil e a baixa qualidade de muitos cursos de Ciências Contábeis. Precisamos primar pela capacitação dos profissionais que entram no mercado de trabalho todos os anos”.

    Em tempo, o Portal Contabilidade na TV, em parceria com a FIPECAFI, realizará nos dias 23, 24 e 25 de junho um intensivão gratuito de preparação para o Exame do CFC. Acesse mentoria.contabilidadenatv.com.br e faça sua inscrição.

    Encontro Regional On-line

    Na próxima semana, de 22 a 25 de junho, o SESCON-SP realiza o 2° Encontro Regional On-line, para profissionais e empresários da área contábil. Ao participar desta edição do CONTNEWS, o presidente da entidade, Reynaldo Lima Jr., convidou o público do programa para o evento, que nesta edição traz a temática “Aprendizado e Transformação”, abordando, sob olhares e aspectos diferenciados, temas como segurança da informação, home office, saúde mental e valorização da atividade contábil. “Um encontro regional que tomou proporção nacional pelo seu formato digital. Não perca essa oportunidade de se aprimorar e valorizar a nossa profissão”, disse o líder setorial.

    Mais informações sobre o 2° Encontro Regional On-line em: www.sescon.org.br.

    Itaú Meu Negócio

    A Omie tornou-se a primeira empresa parceira do programa do Itaú Meu Negócio, nova divisão de negócios do maior banco do Brasil, que visa oferecer produtos não financeiros para pequenas e médias empresas.

    De acordo com o CEO da Omie, Marcelo Lombardo, a plataforma de gestão da empresa será oferecida a cerca de 1,5 milhão de pequenos empreendedores clientes do banco, com o intuito de auxiliá-los no crescimento de suas empresas. “Ao mesmo tempo em que será possível beneficiar o empresário com uma integração profunda entre o sistema e os produtos financeiros, que permitirá o comando do banco por ela, a parceria viabilizará a facilitação do trabalho do contador, que receberá as informações da forma correta, com a eliminação de falhas e de retrabalho”, disse.

    Remuneração de dirigentes de ONGs

    As possibilidades, os riscos e os cuidados relacionados à remuneração de dirigentes de Organizações Não-Governamentais foram explicadas pelo especialista em Terceiro Setor e sócio da Audisa, Ricardo Monello. Segundo ele, aquele que é presidente ou diretor de uma entidade tem que assumir responsabilidades e desempenhar o seu papel da melhor forma. “As ONGs vivem um novo momento e buscam, como no setor privado, a gestão profissional, de reter talentos e pessoas dedicadas. A remuneração é uma faculdade baseada em dois pontos: a possibilidade jurídica e a capacidade econômica”, explicou o empresário contábil, ao destacar ainda o importante papel dos voluntários, que chegam a 30 milhões no Brasil.

    O especialista destacou ainda a diferença entre um dirigente estatutário e um não estatutário. O primeiro cumpre uma atribuição prevista no estatuto da entidade, o presidente, diretor financeiro e outros, que cuidam institucionalmente da organização. Já o segundo pode ocupar cargos de dirigente de escola, de um hospital ou de um projeto cultural, que cumprem o que a diretoria estabeleceu. “A remuneração de um dirigente estatutário é derivada de uma permissão do estatuto e uma fixação de valores pela assembleia ou conselho curador e o não estatutário, regra geral, é celetista”, ressaltou.

    Fechamento eSocial Grupo 3

    Em 15 de junho, terminou o prazo para o envio da folha de pagamento da competência Maio pelo Grupo 3 do eSocial. Como essa foi uma situação nova, muitas empresas e profissionais tiveram dificuldades para cumprir a obrigação. O coordenador Geral de Governo Digital Trabalhista, João Paulo Ferreira Machado, orientou os contribuintes que não conseguiram enviar e aqueles que enviaram com erros a regularizar a situação. “O foco das competências Maio e Junho é sanear os erros, retificar, verificar as tabelas, ajustar os vínculos que estão de forma indevida para quando chegar a próxima competência tudo esteja completo e correto”, afirmou o especialista, ao enfatizar que também é importante antecipar os envios da competência Junho para que não ocorram problemas de última hora.

    Principais dúvidas da EFD-Reinf para o Grupo 3

    Antes mesmo do anúncio da Receita Federal do Brasil de prorrogação do prazo de entrega da DCTFWeb e da EFD-Reif, cuja data limite mudou para 18 de junho de 2021, a consultora da SCI Sistemas, Carla Muller Moritz, falou das dificuldades enfrentadas pelos contribuintes para o cumprimento das obrigações fiscais. Segundo ela, o problema derivou da instabilidade no acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, e-CAC, meio de consulta e transmissão das exigências. “Muitos contribuintes não conseguiram fazer o envio por causa desse problema técnico”, disse.

    Outra questão que gerou dúvida, segundo a especialista, foi a desobrigatoriedade de envio da EFD-Reinf sem movimento para os contribuintes do Grupo 3. “Essa dispensa acabou sendo positiva, pois, no período de entrega do documento poderia congestionar o sistema”, afirmou.

    Confira a íntegra do bate-papo em https://youtu.be/59b1d9ITI18

    É NOTÍCIA? TÁ NO CONTNEWS.

    🔒 Apoiadores @fenacon_oficial & @sci_sistemas_contabeis

    😉 *WHATSAPP NEWS*
    👉 Entre em nossa lista de transmissão para receber notícias contábeis via Whatsapp: https://bit.ly/3iAdizF

    🤩 *TELEGRAM*
    👉 Canal de Notícias CONTNEWS: https://t.me/contnews
    👉 Canal de Notícias A REFORMA TRIBUTÁRIA: https://t.me/areformatributaria
    👉 Canal de Notícias MULHER CONTADORA: https://t.me/mulhercontadora

    🤩 *FACEBOOK GRUPOS*
    👉 MULHERES CONTADORAS: https://www.facebook.com/groups/mulhercontadora
    👉 REFORMA TRIBUTÁRIA: https://www.facebook.com/groups/reformatributaria2020

    🧞‍♂️ *SOCIAL MÍDIA*
    👊 PORTAL: www.contabilidadenatv.com.br
    👊 YOUTUBE: https://www.youtube.com/user/contabilidadenatv
    👊 INSTAGRAM: https://www.instagram.com/contabnatv/
    👊FACEBOOK: https://www.facebook.com/contabilidadenatv/
    👊TWITTER: https://twitter.com/contabnatv
    👊 LINKEDIN: https://br.linkedin.com/company/contabilidadenatv

    Avatar Youtube
    Contabilidade na TV
    Informações pertinentes ao dia-a-dia dos profissionais contábeis. Notícias contábeis diárias, vídeos de eventos contábeis e conteúdos específicos para o contador!

    Comentários

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Posts Relacionados

    Populares

    spot_imgspot_img

    CADASTRE-SE NA NEWS

    Assine a nossa lista e receba novidades sobre o Contabilidade na TV.

    OBRIGADO

    POR SE INSCREVER!