Metodologia Agile: O que é, tipos e como se especializar na área

0
15

Artigo escrito por Fabio Favari

O gestor que sabe aplicar a metodologia Agile está a um passo à frente no mercado de trabalho, afinal, essa é uma estratégia que vai agregar alta produtividade para as empresas.

Com o avanço tecnológico, uma série de mudanças está acontecendo no mundo dos negócios, as companhias estão buscando melhores maneiras de atender a necessidade dos clientes e melhorar o desempenho do time frente aos desafios.

Mas, o que é a metodologia Agile?

Via de regra, a metodologia Agile foi criada para gerenciar projetos, cujo o principal objetivo é o dinamismo, velocidade, flexibilidade e capacidade de adaptação de todas as pessoas envolvidas.

Essa alternativa é mais avançada do que os métodos tradicionais já existentes, pois ela visa mais interação entre os membros da equipe. Nesse processo, os projetos são divididos em etapas curtas, com entregas parciais. 

Para estipular essas etapas, foram criados o Manifesto Ágil, onde são definidos os valores dessa metodologia, são eles:

  1. Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  2. Software funcional são mais importantes do que documentação abrangente;
  3. A colaboração do cliente é melhor do que negociações de contratos;
  4. Responder a mudanças é preferível ao invés de seguir um plano;

Como essa metodologia pode ajudar?

O surgimento da metodologia Agile se deu no desenvolvimento de softwares, entretanto, nos dias atuais existem possibilidades de usá-la em outras áreas empresariais.

Essa é uma  grande aliada nas empresas mediante a um mercado tão volátil onde são exigidos muito dinamismo na resposta a mudanças.

Infelizmente, com os modelos tradicionais de gerenciamento isso não era possível, somente as grandes companhias conseguiam se adequar rapidamente a novas realidades.

Nas metodologias tradicionais, o projeto e todo o seu custo tem uma definição logo no início. A entrega do produto ou serviço também é realizada de maneira integral, após seu término.

Em contrapartida, na metodologia Agile, a equipe foca na criação de um ambiente de mais interação entre os membros, e ao longo do projeto age conforme necessidade evitando retrabalhos. 

O método Agile melhora o gerenciamento de riscos e assegura que todos os membros da equipe se sintam mais responsáveis pelo sucesso do projeto, o que pode ocasionar mais produtividade e motivação para os colaboradores.

Mediante a isso, as empresas conseguem entregar mais valor aos clientes, aumentar seus lucros, garantir uma equipe mais engajada e se adaptar com mais facilidade às mudanças constantes.

Tipos da metodologia Agile

Novas necessidades exigem novas soluções, é isso que os tipos de metodologia ágeis visam proporcionar para o ambiente empresarial.

Os tipos mais comuns da metodologia Agile são:

Scrum

Organização de projetos em lista conforme ordem de prioridade. Nesta estrutura todos os dias são realizadas reuniões para definir cada etapa, compartilhar feedback, validar resultados e alinhar o que for necessário para assegurar mais qualidade na entrega.

Kanban

São uma espécie de post-its em quadros ou plataformas de gerenciamento de projetos. Dessa forma, todos os membros do time conseguem ver o que precisa ser feito de um jeito rápido.

Nessa metodologia ganha-se tempo e garante mais interatividade do time.

Lean

Prioriza o enxugamento de processos, indicado para empresas que estão começando e buscam meios de evitar prejuízos que podem levar à falência do negócio.

Por isso, os pilares dessa metodologia são: redução de custos, aumento de produtividade, melhoria contínua e compartilhamento de informação.

Vale lembrar que outros tipos de metodologias ágeis estão sendo instauradas para melhorar cada vez mais a qualidade dos processos.

Como escolher a melhor metodologia Agile?

As empresas precisam analisar alguns fatores para tomar a melhor decisão, entre eles:

  • Tipo de projeto;
  • Duração total;
  • Nível de complexidade;
  • Número de pessoas envolvidas;
  • Tecnologias que serão utilizadas;

É impossível afirmar qual desses métodos são melhores, pois é essencial analisar a individualidade da empresa. Afinal,  cada metodologia Agile atende particularidades específicas.

Todavia, o que é importante citar é que a definição do método envolve mudanças na cultura da empresa e devem estar presentes em todos os processos, caso contrário, os riscos de não perceber resultados são grandes.

Enfim, a metodologia Agile é um avanço que veio para ficar no dia a dia das empresas e certamente continuará fazendo parte do futuro da gestão de projetos. Para se manter à frente das inovações, as empresas precisam se adaptar às mudanças.

 

Use o APP do Contabilidade na TV e mantenha-se informado!
Baixe para iOS.
Baixe para Android.
Baixe em HTML5.

Anúncio

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, escreva seu comentário.
Seu nome